Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE MEDICINA DURANTE O MÓDULO DE ATENÇÃO À SAÚDE

Palavra-chaves: ATENÇÃO À SAÚDE, EDUCAÇÃO MÉDICA, HUMANIZAÇÃO Pôster (PO) AT-01: Medicina
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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

INTRODUÇÃO: As transformações realizadas na formação médica estimula a discussão da função das instituições de ensino para com a realidade sociossanitária e com o Sistema público de Saúde1. Porém, embora reconhecida a relevância e atualidade do tema, há grande dificuldade de integração dos temas humanísticos a graduação médica2. Destacar a importância dos professores enfermeiros no ensino do módulo de atenção à saúde é extremamente relevante, pois são através deles que os estudantes tem o primeiro contato com a humanização, com os conceitos de vínculo e empatia, indispensáveis para a formação de um médico humanizado. O presente trabalho tem o objetivo de relatar a vivência de acadêmicas de medicina durante os três primeiros períodos do módulo de atenção à saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca da vivência de estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba ao longo do módulo de Atenção à Saúde (AS) Nos primeiros três períodos, de janeiro de 2013 a junho de 2014, em João Pessoa, Paraíba. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O módulo de AS é lecionado por enfermeiras. No primeiro período, as estudantes visitaram a área de abrangência da Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, conheceram todo o território, a área descoberta, tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina da USF. A professora teve um papel muito importante, principalmente nas atividades práticas, uma vez que apresentou o território, mostrando as fragilidades e peculiaridades e trazendo os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas para vivência prática. Além disso, o fato de ser enfermeira, possibilitou discussões mais amplas acerca do funcionamento da atenção primária, sem focar em patologias. O ensino da humanização é um grande obstáculo no ensino médico3, pois é visto como desinteressantes e descartáveis2. No segundo período, a missão dos discentes era criar vínculo e, a partir disso, colher dados para construção do genograma familiar. Sem duvida, a docente enfermeira foi fundamental, pois os estudantes se defrontaram com uma realidade totalmente diferente, a qual não era vivenciada por eles. É importante a inserção do graduando desde o início do curso em cenários reais da prática profissional para exercitar o aspecto cuidador da Medicina4. Em diversos momentos, a professora teve como função acolher e apoiar os discentes, encorajando-os para continuar e concluir as atividades. No terceiro período, estudou-se a importância da educação popular em saúde. Um dos grupos realizou as atividades com crianças expostas a riscos (pais usuários de drogas, em extrema pobreza, bandidos) em uma Organização Não-Governamental (ONG). A docente foi importante no planejamento das ações auxiliando na forma de lidar, brincar e falar com as crianças, assim como na forma de preparar as aulas expositivas. CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que a docente da área de enfermagem tem papel fundamental no ensino da Atenção à Saúde na graduação de Medicina, pois mostra um lado da saúde desvinculado a medicina biomédica, destacando a importância da humanização e criação de vínculo. Além disso, são amigas e profissionais, encorajando sempre a quebra de barreiras pelos estudantes.

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