Introdução: Na grade curricular dos cursos superiores da área de saúde e da área biológica, a anatomia humana é uma das disciplinas ofertadas nos semestres iniciais de tais cursos. Anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo apresentar a importância da monitoria da disciplina Anatomia Humana na construção do conhecimento dos acadêmicos dos cursos bacharéis de saúde e na área biológica. Metodologia: estudo constitui-se de um relato de experiência e uma revisão integrativa de literatura. As palavras-chave utilizadas para pesquisa dos artigos foram: Monitoria, anatomia e importância. Foram selecionados 20 artigos, dos quais foram utilizados 2, além de 6 periódicos e capítulos de livros. A pesquisa foi realizada com artigos entre os períodos de 1998 a 2015. A monitoria da disciplina foi ofertada no ambiente do laboratório da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina para acadêmicos dos cursos de licenciatura de ciências biológicas e os bacharéis enfermagem, fisioterapia e nutrição. Foi desenvolvida no período de março a dezembro de 2015. Resultados e discussão: Com a disponibilização da monitoria foi possível perceber mais flexibilidade em relação ao aprendizado dos conteúdos vistos durante o semestre. Isso ocorreu porque os estudantes dispunham de mais tempo para reverem as peças e repetirem o que foi visto na aula prática. Conclusão: É perceptível a importância do projeto de monitoria da disciplina referida, pois este atua como um amparo na construção do aprendizado dos acadêmicos. Frente a isso, a fixação do conhecimento torna-se mais fácil, logo há constância na repetição dos conteúdos explanados.