Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA

Palavra-chaves: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, RELAÇÃO UNIVERSIDADE-COMUNIDADE, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT-03: Farmácia
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28957
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 535
    "inscrito_id" => 2191
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA"
    "resumo" => "As universidades são tidas como um meio onde há uma grande produção do conhecimento científico. Por meio da tríade ensino-pesquisa-extensão, todo o conhecimento produzido dentro dos muros acadêmicos deve chegar à população externa. A extensão é tida como um elo que faz chegar à comunidade aquilo que se é produzido pela comunidade acadêmica. A extensão universitária deve ser feita de maneira que tanto a universidade como a comunidade externa sejam beneficiadas, ou seja, que a mesma possa aprender com a comunidade e esta com a universidade; é o que chamamos de extensão por via de mão dupla. Portanto, a extensão universitária deve ser compreendida como sendo o meio facilitador e promissor pelo qual a universidade tem a oportunidade de levar até a comunidade os conhecimentos dos quais é detentora, ou seja, é a forma pela qual a mesma encontra de democratizar o conhecimento e fazer com que este chegue até àqueles que não são universitários. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência vivenciada por alunos do curso de graduação em Farmácia da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM/PB) num projeto de extensão, apontando sua importância como ferramenta no processo de formação destes alunos. O projeto de extensão aqui relatado teve inicio no segundo semestre do ano de 2016 e fora coordenado pelas professoras Charlane Souto e Larissa Bakke, e teve como objetivo capacitar os profissionais que trabalham nas Unidades de Saúde da Família (USF – Distrito Sanitário IV) do município de João Pessoa, capital paraibana, quanto às orientações voltadas aos cuidados indispensáveis na organização, armazenamento e entrega dos medicamentos, de modo a possibilitar a dinâmica de trabalho nas farmácias nestas USF. Para que os alunos desenvolvessem as atividades do projeto, estes passaram por uma pré-formação através de encontros semanais, onde os extensionistas se reuniam com as professoras coordenadoras do mesmo para debater e elaborar as atividades e interesses do projeto. Nestes encontros eram propostos aos alunos/extensionistas temas voltados para a capacitação dos funcionários das referidas USF. Os encontros com os profissionais (comunidade participante do projeto) foram realizados nas dependências da faculdade (FCM/PB). Os mesmos eram previamente agendados com datas definidas para três encontros por semestre. Desde que não houvesse nenhum imprevisto, estes encontros aconteciam segundo o cronograma pré-definido. Como resultado da vivência no projeto aqui relatado, fica notório o quanto a extensão é importante para a formação dos estudantes dos cursos de graduação, bem como para despertar habilidades de comunicação e expressão dos referidos alunos de Farmácia, tendo em vista que os mesmo serão futuros farmacêuticos e com isso poderão atuar como líderes de equipe, os quais precisarão tomar decisões frente a determinados contextos. Por isso é importante que os professores incentivem seus alunos/graduandos a participarem da extensão universitária a fim de que estes possam ter uma formação mais completa em nível de vivenciarem na prática aquilo que é visto em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-03: Farmácia"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, RELAÇÃO UNIVERSIDADE-COMUNIDADE, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA3_ID2191_14052017154833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERLANDRO LIMA"
    "autor_email" => "jerlandro@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCMPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28957
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 535
    "inscrito_id" => 2191
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA"
    "resumo" => "As universidades são tidas como um meio onde há uma grande produção do conhecimento científico. Por meio da tríade ensino-pesquisa-extensão, todo o conhecimento produzido dentro dos muros acadêmicos deve chegar à população externa. A extensão é tida como um elo que faz chegar à comunidade aquilo que se é produzido pela comunidade acadêmica. A extensão universitária deve ser feita de maneira que tanto a universidade como a comunidade externa sejam beneficiadas, ou seja, que a mesma possa aprender com a comunidade e esta com a universidade; é o que chamamos de extensão por via de mão dupla. Portanto, a extensão universitária deve ser compreendida como sendo o meio facilitador e promissor pelo qual a universidade tem a oportunidade de levar até a comunidade os conhecimentos dos quais é detentora, ou seja, é a forma pela qual a mesma encontra de democratizar o conhecimento e fazer com que este chegue até àqueles que não são universitários. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência vivenciada por alunos do curso de graduação em Farmácia da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM/PB) num projeto de extensão, apontando sua importância como ferramenta no processo de formação destes alunos. O projeto de extensão aqui relatado teve inicio no segundo semestre do ano de 2016 e fora coordenado pelas professoras Charlane Souto e Larissa Bakke, e teve como objetivo capacitar os profissionais que trabalham nas Unidades de Saúde da Família (USF – Distrito Sanitário IV) do município de João Pessoa, capital paraibana, quanto às orientações voltadas aos cuidados indispensáveis na organização, armazenamento e entrega dos medicamentos, de modo a possibilitar a dinâmica de trabalho nas farmácias nestas USF. Para que os alunos desenvolvessem as atividades do projeto, estes passaram por uma pré-formação através de encontros semanais, onde os extensionistas se reuniam com as professoras coordenadoras do mesmo para debater e elaborar as atividades e interesses do projeto. Nestes encontros eram propostos aos alunos/extensionistas temas voltados para a capacitação dos funcionários das referidas USF. Os encontros com os profissionais (comunidade participante do projeto) foram realizados nas dependências da faculdade (FCM/PB). Os mesmos eram previamente agendados com datas definidas para três encontros por semestre. Desde que não houvesse nenhum imprevisto, estes encontros aconteciam segundo o cronograma pré-definido. Como resultado da vivência no projeto aqui relatado, fica notório o quanto a extensão é importante para a formação dos estudantes dos cursos de graduação, bem como para despertar habilidades de comunicação e expressão dos referidos alunos de Farmácia, tendo em vista que os mesmo serão futuros farmacêuticos e com isso poderão atuar como líderes de equipe, os quais precisarão tomar decisões frente a determinados contextos. Por isso é importante que os professores incentivem seus alunos/graduandos a participarem da extensão universitária a fim de que estes possam ter uma formação mais completa em nível de vivenciarem na prática aquilo que é visto em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-03: Farmácia"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, RELAÇÃO UNIVERSIDADE-COMUNIDADE, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA3_ID2191_14052017154833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERLANDRO LIMA"
    "autor_email" => "jerlandro@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCMPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

As universidades são tidas como um meio onde há uma grande produção do conhecimento científico. Por meio da tríade ensino-pesquisa-extensão, todo o conhecimento produzido dentro dos muros acadêmicos deve chegar à população externa. A extensão é tida como um elo que faz chegar à comunidade aquilo que se é produzido pela comunidade acadêmica. A extensão universitária deve ser feita de maneira que tanto a universidade como a comunidade externa sejam beneficiadas, ou seja, que a mesma possa aprender com a comunidade e esta com a universidade; é o que chamamos de extensão por via de mão dupla. Portanto, a extensão universitária deve ser compreendida como sendo o meio facilitador e promissor pelo qual a universidade tem a oportunidade de levar até a comunidade os conhecimentos dos quais é detentora, ou seja, é a forma pela qual a mesma encontra de democratizar o conhecimento e fazer com que este chegue até àqueles que não são universitários. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência vivenciada por alunos do curso de graduação em Farmácia da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM/PB) num projeto de extensão, apontando sua importância como ferramenta no processo de formação destes alunos. O projeto de extensão aqui relatado teve inicio no segundo semestre do ano de 2016 e fora coordenado pelas professoras Charlane Souto e Larissa Bakke, e teve como objetivo capacitar os profissionais que trabalham nas Unidades de Saúde da Família (USF – Distrito Sanitário IV) do município de João Pessoa, capital paraibana, quanto às orientações voltadas aos cuidados indispensáveis na organização, armazenamento e entrega dos medicamentos, de modo a possibilitar a dinâmica de trabalho nas farmácias nestas USF. Para que os alunos desenvolvessem as atividades do projeto, estes passaram por uma pré-formação através de encontros semanais, onde os extensionistas se reuniam com as professoras coordenadoras do mesmo para debater e elaborar as atividades e interesses do projeto. Nestes encontros eram propostos aos alunos/extensionistas temas voltados para a capacitação dos funcionários das referidas USF. Os encontros com os profissionais (comunidade participante do projeto) foram realizados nas dependências da faculdade (FCM/PB). Os mesmos eram previamente agendados com datas definidas para três encontros por semestre. Desde que não houvesse nenhum imprevisto, estes encontros aconteciam segundo o cronograma pré-definido. Como resultado da vivência no projeto aqui relatado, fica notório o quanto a extensão é importante para a formação dos estudantes dos cursos de graduação, bem como para despertar habilidades de comunicação e expressão dos referidos alunos de Farmácia, tendo em vista que os mesmo serão futuros farmacêuticos e com isso poderão atuar como líderes de equipe, os quais precisarão tomar decisões frente a determinados contextos. Por isso é importante que os professores incentivem seus alunos/graduandos a participarem da extensão universitária a fim de que estes possam ter uma formação mais completa em nível de vivenciarem na prática aquilo que é visto em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.