USO DO ERRO COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID COM O TEMA ÁREA E PERÍMETRO
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28894 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 1434 "titulo" => "USO DO ERRO COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID COM O TEMA ÁREA E PERÍMETRO" "resumo" => "Em muitas instituições de ensino a avaliação é vista apenas como um mecanismo utilizado para aprovação ou reprovação do aluno, onde aqueles que acertam são ‘bonificados’ e os que erram são alvos de ‘punição’. Apesar de diversos estudos revelarem que o erro é útil no processo de aprendizagem, este ainda é entendido como um mero fracasso, justificando-se tratar de incompetência por parte dos alunos. Diante disso, decidimos desenvolver uma atividade de caráter pedagógico onde o erro fosse utilizado como potencializador da aprendizagem. Tal atividade abordou a temática área e perímetro e foi vivenciada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru/PE, como fruto de uma intervenção dos autores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi-se solicitado aos alunos que construíssem ou adaptassem alguns jogos matemáticos educativos, no intuito de aprenderem o conteúdo área e perímetro através da pesquisa e os erros que, por ventura, surgissem. Objetivamos neste trabalho expor o resultado da aplicação dos jogos, bem como a relevância do erro dentro deste processo como oportunidade para melhorar a aprendizado dos alunos. Como principal resultado obteve-se que os estudantes construíram o conhecimento de modo mais significativo se utilizando dos erros cometidos a seu favor. Concluímos que os erros dos alunos foram inevitáveis, porém nos utilizamos deles para criar um cenário de aprendizagem através da superação das dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ÁREA, PERÍMETRO, ERRO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID1434_21042017113905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINA LIMA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "KAROLINA ARAÚJO" "autor_email" => "karolinaaraujo789@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO -CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28894 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 1434 "titulo" => "USO DO ERRO COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID COM O TEMA ÁREA E PERÍMETRO" "resumo" => "Em muitas instituições de ensino a avaliação é vista apenas como um mecanismo utilizado para aprovação ou reprovação do aluno, onde aqueles que acertam são ‘bonificados’ e os que erram são alvos de ‘punição’. Apesar de diversos estudos revelarem que o erro é útil no processo de aprendizagem, este ainda é entendido como um mero fracasso, justificando-se tratar de incompetência por parte dos alunos. Diante disso, decidimos desenvolver uma atividade de caráter pedagógico onde o erro fosse utilizado como potencializador da aprendizagem. Tal atividade abordou a temática área e perímetro e foi vivenciada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru/PE, como fruto de uma intervenção dos autores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi-se solicitado aos alunos que construíssem ou adaptassem alguns jogos matemáticos educativos, no intuito de aprenderem o conteúdo área e perímetro através da pesquisa e os erros que, por ventura, surgissem. Objetivamos neste trabalho expor o resultado da aplicação dos jogos, bem como a relevância do erro dentro deste processo como oportunidade para melhorar a aprendizado dos alunos. Como principal resultado obteve-se que os estudantes construíram o conhecimento de modo mais significativo se utilizando dos erros cometidos a seu favor. Concluímos que os erros dos alunos foram inevitáveis, porém nos utilizamos deles para criar um cenário de aprendizagem através da superação das dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ÁREA, PERÍMETRO, ERRO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID1434_21042017113905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINA LIMA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "KAROLINA ARAÚJO" "autor_email" => "karolinaaraujo789@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO -CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }