O presente trabalho relata uma experiência dos alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir da disciplina de estágio em ensino de biologia, foi realizado na Escola pública Senador Novaes Filho, situada no bairro da Várzea, em Recife-PE, tendo como público alvo a turma de 35 Alunos matriculados do 2º ano do ensino médio, faixa etária entre 15 a 17 anos de idade. Embasados na temática de ensino por investigação, galgamos mostrar a importância de uma abordagem diferente sem a utilização exclusivamente de aulas expositivas essas geralmente com ênfase nos conteúdos conceituais. Neste projeto buscamos apresentar o conteúdo com interesse em levantar ideias prévias, provocar conflitos cognitivos e contextualizar o ensino científico a realidade do aluno. Em resumo o trabalho foi realizado em duas etapas, a primeira consistiu em ministrar palestras sobre micoses e importância econômica dos fungos na indústria alimentícia e a segunda etapa foi a realização de uma atividade prática onde os alunos investigaram o experimento de desenvolvimento in vitro de fungos em alimentos no laboratório de ciências da escola. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em discutir uma intervenção didática para o ensino-aprendizagem da temática fungos, por meio de uma abordagem investigativa.