A intenção deste estudo corresponde a uma reflexão inicial sobre o trabalho pedagógico dos professores de ciências no 6º ano em escolas municipais. Tendo-se por base a ruptura do pensamento cartesiano ressalta-se a importância de se planejar um projeto educativo em que se considere o trabalho pedagógico como práxis humana e voltado para os interesses dos estudantes e do contexto no qual se encontram incluídos, cuja dimensão pedagógica do ensino e as relações estabelecidas estejam conectadas a abordagem histórico-crítica, com ênfase na libertação do oprimido. Nesta direção, procura se desvelar o trabalho pedagógico, na ação-reflexão-ação, através da revisão da literatura, observação de documentos das escolas (oficiais e não-oficiais, publicações técnicas e outros); da diagnose da realidade por meio da aplicação de questionários a gestores e professores de ciências no 6º ano do ensino fundamental e pela mediação em fórum de discussão (o papel dos professores e gestores na educação emancipatória). O desafio que se coloca nesta pesquisa corresponde a construção de alternativas de implantação de ações educativas voltadas para a construção de sujeitos coletivos. Em conexão com estas considerações registra-se que neste momento o estudo se situa no levantamento e observação de documentos das escolas e na participação nos seminários (iniciação científica) de acompanhamento com a professora orientadora.