O PAPEL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PROJETO PRODOCÊNCIA/UEPB
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28672 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 780 "inscrito_id" => 221 "titulo" => "O PAPEL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PROJETO PRODOCÊNCIA/UEPB" "resumo" => """ O Programa PRODOCÊNCIA da CAPES tem como meta apoiar a realização de projetos que visem contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.\r\n Seus objetivos são o de provocar novas formas de organização curricular, gestão institucional e/ou renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura, por meio do trabalho cooperativo entre esses cursos e áreas do conhecimento presentes no currículo da educação básica; experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e/ou exitosas nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes, inclusive mediante implementação, utilização e adequação de espaços voltados para a formação de professores e de recursos didático-pedagógicos para atuação dos futuros professores; e, desenvolvimento profissional e formação continuada dos professores das licenciaturas, com foco no melhoramento de estratégias didático pedagógicas dos cursos de formação de professores. No Edital 019/2013 do Programa PRODOCÊNCIA da CAPES foi aprovado o Projeto PRODOCÊNCIA da UEPB, intitulado Profissão docente: inovação e tecnologia para a Educação Básica, com duração de três anos, sob coordenação das Universidades Parceiras UEPB e UFCG. Neste artigo discutimos as pesquisas realizadas, em andamento e planejadas com relação à Educação Matemática e ao Ensino da Física da UEPB. Esperamos que de fato contribuímos, e estamos a contribuir, com os objetivos e propósitos do Programa PRODOCÊNCIA da CAPES a gerarmos mudanças em nossos cursos de licenciatura na UEPB. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PESQUISAS, PROGRAMA PRODOCÊNCIA, CAPES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID221_12052017234149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE" "autor_nome_curto" => "MORGANA FREIRE" "autor_email" => "morganalff@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28672 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 780 "inscrito_id" => 221 "titulo" => "O PAPEL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PROJETO PRODOCÊNCIA/UEPB" "resumo" => """ O Programa PRODOCÊNCIA da CAPES tem como meta apoiar a realização de projetos que visem contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.\r\n Seus objetivos são o de provocar novas formas de organização curricular, gestão institucional e/ou renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura, por meio do trabalho cooperativo entre esses cursos e áreas do conhecimento presentes no currículo da educação básica; experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e/ou exitosas nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes, inclusive mediante implementação, utilização e adequação de espaços voltados para a formação de professores e de recursos didático-pedagógicos para atuação dos futuros professores; e, desenvolvimento profissional e formação continuada dos professores das licenciaturas, com foco no melhoramento de estratégias didático pedagógicas dos cursos de formação de professores. No Edital 019/2013 do Programa PRODOCÊNCIA da CAPES foi aprovado o Projeto PRODOCÊNCIA da UEPB, intitulado Profissão docente: inovação e tecnologia para a Educação Básica, com duração de três anos, sob coordenação das Universidades Parceiras UEPB e UFCG. Neste artigo discutimos as pesquisas realizadas, em andamento e planejadas com relação à Educação Matemática e ao Ensino da Física da UEPB. Esperamos que de fato contribuímos, e estamos a contribuir, com os objetivos e propósitos do Programa PRODOCÊNCIA da CAPES a gerarmos mudanças em nossos cursos de licenciatura na UEPB. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PESQUISAS, PROGRAMA PRODOCÊNCIA, CAPES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID221_12052017234149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE" "autor_nome_curto" => "MORGANA FREIRE" "autor_email" => "morganalff@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }