Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIVISIBILIDADE COM A ESTRATEGIA METODOLÓGICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO APRENDIZAGEM, ABORDAGEM ESTRATÉGICA Comunicação Oral (CO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28655
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 370
    "inscrito_id" => 1262
    "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIVISIBILIDADE COM A ESTRATEGIA METODOLÓGICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "Neste trabalho procuramos enfatizar alguns aspectos voltados para ensino aprendizagem de matemática através da utilização da metodologia de resolução de problemas. Sabemos que a importância de promover esse ensino por meio desta metodologia, reflete uma tendência que é verificada ao longo das últimas décadas no brasil.  A resolução de problemas pode promover, se bem aplicada, um ensino-aprendizado significativo em que o aluno é capaz de construir o seu próprio conhecimento. Discutiremos pressupostos teóricos na perspectiva de estabelecer uma abordagem diversificada do ensino, ressaltando um enfoque baseado em problemas matemáticos. Em seguida, discutiremos as estratégias de resolução de situações problemas desenvolvidos pelos alunos do 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nino na cidade de Damião-PB e também analisamos o erro cometido, visto que o mesmo entre outras manifestações do estudante apresenta sinais do processo que promove a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO APRENDIZAGEM, ABORDAGEM ESTRATÉGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID1262_01052017153343.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZIDIO SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "SOARES, I. S"
    "autor_email" => "izidiosoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28655
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 370
    "inscrito_id" => 1262
    "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIVISIBILIDADE COM A ESTRATEGIA METODOLÓGICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "Neste trabalho procuramos enfatizar alguns aspectos voltados para ensino aprendizagem de matemática através da utilização da metodologia de resolução de problemas. Sabemos que a importância de promover esse ensino por meio desta metodologia, reflete uma tendência que é verificada ao longo das últimas décadas no brasil.  A resolução de problemas pode promover, se bem aplicada, um ensino-aprendizado significativo em que o aluno é capaz de construir o seu próprio conhecimento. Discutiremos pressupostos teóricos na perspectiva de estabelecer uma abordagem diversificada do ensino, ressaltando um enfoque baseado em problemas matemáticos. Em seguida, discutiremos as estratégias de resolução de situações problemas desenvolvidos pelos alunos do 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nino na cidade de Damião-PB e também analisamos o erro cometido, visto que o mesmo entre outras manifestações do estudante apresenta sinais do processo que promove a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO APRENDIZAGEM, ABORDAGEM ESTRATÉGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID1262_01052017153343.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZIDIO SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "SOARES, I. S"
    "autor_email" => "izidiosoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Neste trabalho procuramos enfatizar alguns aspectos voltados para ensino aprendizagem de matemática através da utilização da metodologia de resolução de problemas. Sabemos que a importância de promover esse ensino por meio desta metodologia, reflete uma tendência que é verificada ao longo das últimas décadas no brasil. A resolução de problemas pode promover, se bem aplicada, um ensino-aprendizado significativo em que o aluno é capaz de construir o seu próprio conhecimento. Discutiremos pressupostos teóricos na perspectiva de estabelecer uma abordagem diversificada do ensino, ressaltando um enfoque baseado em problemas matemáticos. Em seguida, discutiremos as estratégias de resolução de situações problemas desenvolvidos pelos alunos do 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nino na cidade de Damião-PB e também analisamos o erro cometido, visto que o mesmo entre outras manifestações do estudante apresenta sinais do processo que promove a construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.