SILVA, Joara Alves Da et al.. O uso de paródias no ensino de botânica. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/28636>. Acesso em: 23/12/2024 08:45
O ensino de botânica perpassa por vários problemas um deles é o ensino tradicional que preza por uma metodologia de memorização dos termos científicos que compõem o conteúdo, distanciando se um aprendizado agradável e significativo. A paródia é uma metodologia eficaz no ensino aprendizagem de botânica, que propícia uma aula mais dinâmica com a participação dos estudantes. Pode ser utilizada como atividade de revisão que estimula a criatividade e criticidade dos estudantes. Partindo deste pressuposto este trabalho foi realizado em etapas. A primeira etapa houve uma introdução ao conteúdo de botânica, fazendo questionamentos aos estudantes sobre qual era a importância das plantas, quais características um ser possuía para serem classificados como planta, quais plantas estavam presentes na vida cotidiana deles, qual era a dependência que existia entre as plantas e seres humanos e se eles sabiam qual o ramo da ciência se estudava as plantas. Na segunda fase houve a continuidade das aulas utilizando amostras de plantas que os estudantes trouxeram para de aula a fim de identificar a cada grupo pertencia. Na terceira fase os estudantes foram divididos em grupos e teriam que escolher um grupo de planta ou alguma das características abordadas e criar uma paródia. Na quarta fase houve correções das letras das paródias e esclarecimentos das dúvidas sobre o conteúdo. A quinta fase foi marcada pelas apresentações das paródias No âmbito do PIBID foi uma ação exitosa que enriqueceu tanto a aprendizagem dos estudantes como a prática docente. Sendo uma metodologia que pode ser facilmente utilizada.