O USO DE PARÓDIAS NO ENSINO DE BOTÂNICA
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28636 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 289 "inscrito_id" => 1150 "titulo" => "O USO DE PARÓDIAS NO ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "O ensino de botânica perpassa por vários problemas um deles é o ensino tradicional que preza por uma metodologia de memorização dos termos científicos que compõem o conteúdo, distanciando se um aprendizado agradável e significativo. A paródia é uma metodologia eficaz no ensino aprendizagem de botânica, que propícia uma aula mais dinâmica com a participação dos estudantes. Pode ser utilizada como atividade de revisão que estimula a criatividade e criticidade dos estudantes. Partindo deste pressuposto este trabalho foi realizado em etapas. A primeira etapa houve uma introdução ao conteúdo de botânica, fazendo questionamentos aos estudantes sobre qual era a importância das plantas, quais características um ser possuía para serem classificados como planta, quais plantas estavam presentes na vida cotidiana deles, qual era a dependência que existia entre as plantas e seres humanos e se eles sabiam qual o ramo da ciência se estudava as plantas. Na segunda fase houve a continuidade das aulas utilizando amostras de plantas que os estudantes trouxeram para de aula a fim de identificar a cada grupo pertencia. Na terceira fase os estudantes foram divididos em grupos e teriam que escolher um grupo de planta ou alguma das características abordadas e criar uma paródia. Na quarta fase houve correções das letras das paródias e esclarecimentos das dúvidas sobre o conteúdo. A quinta fase foi marcada pelas apresentações das paródias No âmbito do PIBID foi uma ação exitosa que enriqueceu tanto a aprendizagem dos estudantes como a prática docente. Sendo uma metodologia que pode ser facilmente utilizada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, BIOLOGIA, BOTÂNICA, PARÓDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1150_28042017193926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOARA ALVES" "autor_email" => "joaracg2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28636 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 289 "inscrito_id" => 1150 "titulo" => "O USO DE PARÓDIAS NO ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "O ensino de botânica perpassa por vários problemas um deles é o ensino tradicional que preza por uma metodologia de memorização dos termos científicos que compõem o conteúdo, distanciando se um aprendizado agradável e significativo. A paródia é uma metodologia eficaz no ensino aprendizagem de botânica, que propícia uma aula mais dinâmica com a participação dos estudantes. Pode ser utilizada como atividade de revisão que estimula a criatividade e criticidade dos estudantes. Partindo deste pressuposto este trabalho foi realizado em etapas. A primeira etapa houve uma introdução ao conteúdo de botânica, fazendo questionamentos aos estudantes sobre qual era a importância das plantas, quais características um ser possuía para serem classificados como planta, quais plantas estavam presentes na vida cotidiana deles, qual era a dependência que existia entre as plantas e seres humanos e se eles sabiam qual o ramo da ciência se estudava as plantas. Na segunda fase houve a continuidade das aulas utilizando amostras de plantas que os estudantes trouxeram para de aula a fim de identificar a cada grupo pertencia. Na terceira fase os estudantes foram divididos em grupos e teriam que escolher um grupo de planta ou alguma das características abordadas e criar uma paródia. Na quarta fase houve correções das letras das paródias e esclarecimentos das dúvidas sobre o conteúdo. A quinta fase foi marcada pelas apresentações das paródias No âmbito do PIBID foi uma ação exitosa que enriqueceu tanto a aprendizagem dos estudantes como a prática docente. Sendo uma metodologia que pode ser facilmente utilizada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, BIOLOGIA, BOTÂNICA, PARÓDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1150_28042017193926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOARA ALVES" "autor_email" => "joaracg2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }