CULTIVO EM VASO AUTO IRRIGÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28355 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 495 "inscrito_id" => 468 "titulo" => "CULTIVO EM VASO AUTO IRRIGÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA" "resumo" => "A preservação do meio ambiente é um tema debatido na escola, comum em projetos interdisciplinares, por possibilitar uma flexibilidade discursiva. A Educação Ambiental se torna relevante no cotidiano escolar, pois atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). Portanto, se faz necessária a sua inclusão na escola, interligada ao projeto político pedagógico (PPP) e no ensino. Esta pesquisa se justifica pois no convívio de sala de aula há a possibilidade de realizar experimentos práticos para conscientização ambiental, que dialogue com as disciplinas e o cotidiano do aluno. Ao relacionar o ensino e a pesquisa, estimula-se o desenvolvimento cognitivo. Nas aulas de ciências foi desenvolvida uma prática com a confecção de vasos auto irrigáveis, a partir de material reciclável e o acompanhamento de um cultivo, sendo este o eixo norteador desta pesquisa. Objetivou-se promover a educação ambiental a partir de ações que estimulem a olhar científico em alunos de 6º ano, de uma escola pública, em Esperança-PB e observar como essas atividades são absorvidas pelos alunos e como alteram a dinâmica do cotidiano deles. Esta é uma pesquisa de intervenção colaborativa, dentro de uma abordagem qualitativa exploratória. Contudo, este trabalho demonstrou ter relevância significativa para o ensino e para a escola, já que cidadania e sustentabilidade garantem a efetivação de conceitos apreendidos que foram utilizados no cotidiano dos alunos. De acordo com o enfoque da pesquisa, a prática vivenciada e o resultado final foi satisfatório, pois os alunos apresentaram evolução na capacidade de argumentar, pensar, construir o pensamento, de interagir e criar hipóteses." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA DOCENTE, CULTIVO EM VASO AUTO IRRIGÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID468_02052017115251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARIDELSON" "autor_email" => "nosledira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28355 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 495 "inscrito_id" => 468 "titulo" => "CULTIVO EM VASO AUTO IRRIGÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA" "resumo" => "A preservação do meio ambiente é um tema debatido na escola, comum em projetos interdisciplinares, por possibilitar uma flexibilidade discursiva. A Educação Ambiental se torna relevante no cotidiano escolar, pois atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). Portanto, se faz necessária a sua inclusão na escola, interligada ao projeto político pedagógico (PPP) e no ensino. Esta pesquisa se justifica pois no convívio de sala de aula há a possibilidade de realizar experimentos práticos para conscientização ambiental, que dialogue com as disciplinas e o cotidiano do aluno. Ao relacionar o ensino e a pesquisa, estimula-se o desenvolvimento cognitivo. Nas aulas de ciências foi desenvolvida uma prática com a confecção de vasos auto irrigáveis, a partir de material reciclável e o acompanhamento de um cultivo, sendo este o eixo norteador desta pesquisa. Objetivou-se promover a educação ambiental a partir de ações que estimulem a olhar científico em alunos de 6º ano, de uma escola pública, em Esperança-PB e observar como essas atividades são absorvidas pelos alunos e como alteram a dinâmica do cotidiano deles. Esta é uma pesquisa de intervenção colaborativa, dentro de uma abordagem qualitativa exploratória. Contudo, este trabalho demonstrou ter relevância significativa para o ensino e para a escola, já que cidadania e sustentabilidade garantem a efetivação de conceitos apreendidos que foram utilizados no cotidiano dos alunos. De acordo com o enfoque da pesquisa, a prática vivenciada e o resultado final foi satisfatório, pois os alunos apresentaram evolução na capacidade de argumentar, pensar, construir o pensamento, de interagir e criar hipóteses." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA DOCENTE, CULTIVO EM VASO AUTO IRRIGÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID468_02052017115251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARIDELSON" "autor_email" => "nosledira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }