A pesquisa foi realizada a partir de estudos na Disciplina Eletiva Ensino de Combinatória: Perspectivas Teóricas e Práticas, ministrada no Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). Esse trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores do 2º Ano do Ensino Médio das três escolas Públicas Estaduais pertencentes ao Município de Surubim-PE, em relação ao ensino e aprendizagem da Análise Combinatória, buscando identificar metodologias e dificuldades apresentadas ao lecionar o conteúdo. Para tal fim, foi aplicado um questionário. O propósito era responder questões do tipo: “Quais as principais dificuldades de lecionar Análise Combinatória”?, “Qual a importância de se estudar Análise Combinatória no Ensino Fundamental”?, Qual(is) a(s) metodologia(as) que você utiliza para lecionar o conteúdo?”. Para isso, foram eleitos 6 professores como objeto de pesquisa. Em seguida foi realizada uma análise do questionário identificando as concepções, metodologias e as principais dificuldades para lecionar o conteúdo. Como resultado, encontramos predominantemente professores que defendiam a ideia de se trabalhar a combinatória desde o ensino fundamental para que o aluno se familiarize com o assunto e quando chegar no ensino médio, aprimorar os conhecimentos já adquiridos. Em contrapartida, a metodologia utilizada para o ensino de combinatória se dá apenas com explicação no quadro e atividades no livro didático. A partir dos dados encontrados percebemos a necessidade de se valorizar o raciocínio combinatório no ensino fundamental, e uma diversidade de metodologias para se trabalhar o conteúdo.