Inúmeras mudanças vêm sendo provocadas pelo homem no setor econômico, social e ambiental desde o surgimento da Revolução Industrial. Os recursos naturais estão sendo explorados de maneira indevida e sob uma velocidade luz que a capacidade de suporte do Planeta já foi ultrapassada e não corresponde mais a demanda do consumismo humano. O homem é o principal responsável gerador deste e outros problemas ambientais, bem como é dele a única saída para a solução dos mesmos. Deste modo, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta para ser trabalhada de forma interdisciplinar despertando o senso crítico e mudando a visão humana com o intuito de solucionar os problemas das questões ambientais. A referente pesquisa teve como objetivo analisar a visão da consciência ambiental dos alunos ao ingressarem no ensino médio. Para obtenção dos resultados foram aplicados questionários aos alunos da primeira série do ensino médio da Escola Elpídio de Almeida, localizada no município de Campina Grande, Paraíba, sendo a maior escola em extensão da cidade e considerada uma das referências em Educação do Estado da Paraíba. A escola como Instituição que rege conhecimentos e contribui para formação dos cidadãos é que deve ser a primeira porta de entrada a fornecer aos alunos meios eficazes de informações socioambientais para que eles compreendam o meio ambiente natural e desenvolva suas potencialidades agindo racionalmente com a fauna e a flora garantindo a sustentabilidade das gerações futuras.