As transformações ocorridas na sociedade ao longo dos tempo tem relação direta com a ciência e a tecnologia, compreendendo a vida moderna como resultado de mudanças proporcionadas, a partir dessa junção. O ambiente escolar, promovido por e para a sociedade, tem dentre seus objetivos, a formação básica do cidadão a partir da compreensão do ambiente social e tecnológico. Essa tem sido a principal proposição dos currículos com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nesta perspectiva, analisou-se as concepções de estudantes do 9º ano Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino, do município de Cajazeiras-PB sobre o enfoque CTS, através da visão e da formação inicial dos/as discentes quanto a existência ou não da percepção sobre a temática. Em uma breve discussão, os discentes se posicionaram com relação a temática, a partir de duas ações norteadoras: leitura de três afirmativas sobre a temática e a segunda, constituía-se de três questionamentos. Na análise dos dados, foi possível observar que existe a valorização da ciência por parte dos/as estudantes, embora associem tecnologia limitadamente aos meios de comunicação. Constatou-se que existe a concepção de CTS pelos/as discentes, através de conhecimentos empíricos que construiram ao longo de sua formação. A escola, a família e a sociedade, tem papel fundamental no desenvolvimento destas concepções. Desta forma, torna-se necessário que os currículos da educação básica e a formação continuada de docentes, contemplem a temática CTS, para promover reflexões concretas sobre o mundo vivencial a partir da abordagem curricular significativa e problematizadora.