Segundo dados do MEC/INEP, no Censo Escolar 2015, das 183.487 escolas que ofertam educação básica, somente cerca de 11% possuem laboratórios de ciências. Neste contexto, é muito importante a disponibilização de alternativas simples e de baixo custo para que os professores possam realizar experimentos nas aulas de ciências, despertando o interesse dos estudantes pela área e tornando as aulas mais práticas, criativas e interessantes.
Por outro lado, o tema “água” é extremamente atual e importante de ser abordado nas escolas. Assim, a proposta do presente projeto é o desenvolvimento de uma “Caixa de Ciências” (CCA) com 20 experimentos sobre este tema, contribuindo para a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) nas aulas de ciências.
A metodologia do projeto CCA é composta das seguintes etapas: 1) Elaboração do projeto; 2) Planejamento dos experimentos; 3) Construção dos protótipos; 4) Replicagem dos experimentos; 5) Construção das caixas; 6) Gravação de vídeos-tutoriais; 7) Produção de manual didático; 8) Entrega das CCA´s para escolas; 9) Publicação do material no repositório da CAPES.
Já foram concluídas as etapas 1 a 5, estando em andamento as etapas 6 a 9. Acreditamos que a CCA será uma excelente ferramenta de baixo custo para que professores e estudantes do ensino fundamental possam realizar experimentos relacionados com o tema “água”, aprendendo na prática o que significa o uso sustentável da água. Os experimentos foram planejados para se tornarem objetos, equipamentos e dispositivos reais, a serem utilizadas nas escolas e nas casas dos próprios estudantes.