CAIXA DE CIÊNCIAS: EXPERIMENTOS PARA O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28269 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 805 "inscrito_id" => 1759 "titulo" => "CAIXA DE CIÊNCIAS: EXPERIMENTOS PARA O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Segundo dados do MEC/INEP, no Censo Escolar 2015, das 183.487 escolas que ofertam educação básica, somente cerca de 11% possuem laboratórios de ciências. Neste contexto, é muito importante a disponibilização de alternativas simples e de baixo custo para que os professores possam realizar experimentos nas aulas de ciências, despertando o interesse dos estudantes pela área e tornando as aulas mais práticas, criativas e interessantes. \r\n Por outro lado, o tema “água” é extremamente atual e importante de ser abordado nas escolas. Assim, a proposta do presente projeto é o desenvolvimento de uma “Caixa de Ciências” (CCA) com 20 experimentos sobre este tema, contribuindo para a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) nas aulas de ciências.\r\n A metodologia do projeto CCA é composta das seguintes etapas: 1) Elaboração do projeto; 2) Planejamento dos experimentos; 3) Construção dos protótipos; 4) Replicagem dos experimentos; 5) Construção das caixas; 6) Gravação de vídeos-tutoriais; 7) Produção de manual didático; 8) Entrega das CCA´s para escolas; 9) Publicação do material no repositório da CAPES.\r\n Já foram concluídas as etapas 1 a 5, estando em andamento as etapas 6 a 9. Acreditamos que a CCA será uma excelente ferramenta de baixo custo para que professores e estudantes do ensino fundamental possam realizar experimentos relacionados com o tema “água”, aprendendo na prática o que significa o uso sustentável da água. Os experimentos foram planejados para se tornarem objetos, equipamentos e dispositivos reais, a serem utilizadas nas escolas e nas casas dos próprios estudantes. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ÁGUA, EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1759_14052017121455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FECHINE BORGES" "autor_nome_curto" => "FECHINE" "autor_email" => "francisco.fechine@ifpb.ed" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28269 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 805 "inscrito_id" => 1759 "titulo" => "CAIXA DE CIÊNCIAS: EXPERIMENTOS PARA O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Segundo dados do MEC/INEP, no Censo Escolar 2015, das 183.487 escolas que ofertam educação básica, somente cerca de 11% possuem laboratórios de ciências. Neste contexto, é muito importante a disponibilização de alternativas simples e de baixo custo para que os professores possam realizar experimentos nas aulas de ciências, despertando o interesse dos estudantes pela área e tornando as aulas mais práticas, criativas e interessantes. \r\n Por outro lado, o tema “água” é extremamente atual e importante de ser abordado nas escolas. Assim, a proposta do presente projeto é o desenvolvimento de uma “Caixa de Ciências” (CCA) com 20 experimentos sobre este tema, contribuindo para a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) nas aulas de ciências.\r\n A metodologia do projeto CCA é composta das seguintes etapas: 1) Elaboração do projeto; 2) Planejamento dos experimentos; 3) Construção dos protótipos; 4) Replicagem dos experimentos; 5) Construção das caixas; 6) Gravação de vídeos-tutoriais; 7) Produção de manual didático; 8) Entrega das CCA´s para escolas; 9) Publicação do material no repositório da CAPES.\r\n Já foram concluídas as etapas 1 a 5, estando em andamento as etapas 6 a 9. Acreditamos que a CCA será uma excelente ferramenta de baixo custo para que professores e estudantes do ensino fundamental possam realizar experimentos relacionados com o tema “água”, aprendendo na prática o que significa o uso sustentável da água. Os experimentos foram planejados para se tornarem objetos, equipamentos e dispositivos reais, a serem utilizadas nas escolas e nas casas dos próprios estudantes. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ÁGUA, EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1759_14052017121455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FECHINE BORGES" "autor_nome_curto" => "FECHINE" "autor_email" => "francisco.fechine@ifpb.ed" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }