O Subprojeto Pibid surge numa perspectiva para um melhoramento na educação básica dos estudantes como também a valorização e aprimoramento do docente. Logo, sua eficiência é caracterizada pela forma norteadora e atenuadora no processo de ensino. Desse modo, o objetivo desse trabalho é exibir a eficiência da atuação direta desse Subprojeto no ensino-aprendizagem do aluno, através de aulas práticas e temas transversais. Foram desenvolvidas atividades práticas do conteúdo de botânica e microbiologia da disciplina de ciências com alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II no laboratório de botânica da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG do campus Cuité no estado da Paraíba, contando com o auxílio de bolsistas do subprojeto. Antes, durante e depois da devida aula, ouvia-se frases que relatavam o quanto as atividades foram prazerosas e colaborativas, favorecendo uma relação da escola com o cotidiano de cada aluno. Através da observação e, sobretudo, da vivência de cada atividade foi possível lograr resultados muito positivos no que se refere ao aprendizado dos alunos, à formação dos licenciandos enquanto futuros docentes e à construção de conhecimentos de ambos. Portanto, infere-se que há uma necessidade urgente de se buscar metodologias alternativas que contribuam, de fato, para o progresso educacional nestes termos, e de como programas como o Pibid podem atuar de modo a colaborar com efetivação deste objetivo.