COSTA, Cristiana Marinho Da et al.. A química no cotidiano. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/28082>. Acesso em: 14/11/2024 00:44
O referido Projeto surgiu a partir do interesse dos discentes pela experimentação prática e articulação teoria/prática desmistificando a idéia de química como sendo algo distante da realidade dos estudantes. A química pode ser contextualizada, como a ciência que estuda a constituição da matéria. Estando presente em no nosso dia a dia, em todos os materiais que nos cerca e nos seres vivos. A vivência do projeto foi desenvolvida na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, Recife/PE, público alvo estudantes do 9° ano. O objetivo consiste em desenvolver atitude investigativa através de posicionamento crítico utilizando do processo de construção do conhecimento para conceber de forma autônoma a química no cotidiano e promover a alfabetização científica. A metodologia de caráter qualitativo acontece em três etapas: pesquisa, experimentação e inferências com construção de saberes coletivos. Os recursos utilizados foram materiais recicláveis. A avaliação ocorreu através da socialização dos experimentos práticos para os colegas de sala com as devidas explicações, articulações e pesquisas. Onde os mesmos fizeram inferências sobre os experimentos dos colegas e também se auto-avaliaram. Após as devidas melhorias e ajustes, os experimentos numa versão final foram apresentados na feira de conhecimento do recorrente ano. Os resultados promoveram: Incentivo ao pensamento crítico promovendo o fazer ciência; Desenvolvimento da postura investigativa e experimental favorecendo a metodologia científica; Construção do conhecimento na articulação teoria/ prática evitando a segregação do conhecimento e Consolidação de conhecimentos e incentivo ao protagonismo juvenil dentro de um contexto de uma ciência viva e acessível.