A educação ambiental tem sido definida como uma dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação orientada para a solução dos problemas concretos do meio ambiente. Por outro lado, a atual conjuntura requer novas estratégias para a solução de problemas ambientais. A diversidade de atrativos históricos culturais existentes nos municípios paraenses pode se constituir em elementos a serem utilizados na educação ambiental. Este trabalho tem como objetivo verificar em que termos as expressões folclóricas da cidade de Marapanim-Pá manifestam a preocupação com as questões ambientais. O trabalho teve o enfoque qualitativo e a coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada. Os informantes foram integrantes de cinco organizações folclóricas do município, sendo dois grupos de cantadores de carimbo, dois blocos de carnaval e um grupo junino de quadrilha. Para a análise dos dados foi adotada a Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2009). As organizações folclóricas em estudo não contemplam a educação ambiental no planejamento de suas atividades. Aquelas que desenvolvem alguma ação o fazem ainda de forma restrita. O que não quer dizer que não tenham clareza da importância dessas práticas para a conservação dos recursos naturais, inclusive aqueles necessários as suas atividades. Essas organizações compreendem a importância da educação ambiental, tanto em âmbito local, como global, se predispondo a inserir a prática da educação ambiental em suas atividades. Não esperam um resultado em curto prazo e entendem que é necessária a união entre os grupos para que se obtenham esses resultados.