O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS NUMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESTUDO DO GÊNERO CONTO
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27554 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 81 "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS NUMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESTUDO DO GÊNERO CONTO" "resumo" => "Tendo em vista nossa experiência de ensino vivenciada no subprojeto PIBID – Letras da UFCG, no ano de 2016, numa escola pública de Campina Grande, objetivamos, no presente trabalho, analisar e refletir sobre como utilizamos as estratégias de leitura a partir da elaboração de enunciados. Nesse sentido, investigaremos os enunciados elaborados por nós, enquanto bolsistas pibidianos e, paralelamente, as respostas dadas pelos alunos nos exercícios escritos a partir de uma proposta de sequência didática (SD). Esta SD foi aplicada numa turma de sétimo ano, com foco no eixo de ensino leitura e voltada ao estudo do conto “O bife e a pipoca”, da autora LYGIA BOJUNGA (2012). Além disso, pretendemos, nestes enunciados, analisar como se estruturou as etapas pré-textuais (atividades motivadoras), textuais (análise textual) e pós-textuais (continuação da análise e motivação para outras leituras), a partir dos conhecimentos prévios (enciclopédico, textual, linguístico, intertextual e contextual) do leitor – SANTOS (2012) - na conjuntura gradativa do processo de ensino e aprendizagem ao longo da ministração de seis aulas sequenciais. Para isso, consideraremos o que nos encaminha OLIVEIRA (2012) sobre o contato do leitor com o texto e as etapas a serem projetadas pelo professor na organicidade de uma orientação que reconheça o ato de ler como um processo de compreensão para o desenvolvimento de estratégias de leitura. Assim, pautamo-nos também em autores como ARAÚJO (2013), BRASIL (2016), MARCHUSCHI (2008), dentre outros, de modo a promover o desenvolvimento da formação de leitores proficientes. A partir de uma análise prévia, nossos dados já revelam que a depender da forma como o professor elabora os enunciados, ele pode estimular o aluno a desenvolver estratégias de leitura que colaboram para a interpretação do texto estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID81_23032017141710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMÍRIS SÂMIA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "THAMÍRIS SÂMIA" "autor_email" => "thamirissamia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27554 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 81 "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS NUMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESTUDO DO GÊNERO CONTO" "resumo" => "Tendo em vista nossa experiência de ensino vivenciada no subprojeto PIBID – Letras da UFCG, no ano de 2016, numa escola pública de Campina Grande, objetivamos, no presente trabalho, analisar e refletir sobre como utilizamos as estratégias de leitura a partir da elaboração de enunciados. Nesse sentido, investigaremos os enunciados elaborados por nós, enquanto bolsistas pibidianos e, paralelamente, as respostas dadas pelos alunos nos exercícios escritos a partir de uma proposta de sequência didática (SD). Esta SD foi aplicada numa turma de sétimo ano, com foco no eixo de ensino leitura e voltada ao estudo do conto “O bife e a pipoca”, da autora LYGIA BOJUNGA (2012). Além disso, pretendemos, nestes enunciados, analisar como se estruturou as etapas pré-textuais (atividades motivadoras), textuais (análise textual) e pós-textuais (continuação da análise e motivação para outras leituras), a partir dos conhecimentos prévios (enciclopédico, textual, linguístico, intertextual e contextual) do leitor – SANTOS (2012) - na conjuntura gradativa do processo de ensino e aprendizagem ao longo da ministração de seis aulas sequenciais. Para isso, consideraremos o que nos encaminha OLIVEIRA (2012) sobre o contato do leitor com o texto e as etapas a serem projetadas pelo professor na organicidade de uma orientação que reconheça o ato de ler como um processo de compreensão para o desenvolvimento de estratégias de leitura. Assim, pautamo-nos também em autores como ARAÚJO (2013), BRASIL (2016), MARCHUSCHI (2008), dentre outros, de modo a promover o desenvolvimento da formação de leitores proficientes. A partir de uma análise prévia, nossos dados já revelam que a depender da forma como o professor elabora os enunciados, ele pode estimular o aluno a desenvolver estratégias de leitura que colaboram para a interpretação do texto estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID81_23032017141710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMÍRIS SÂMIA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "THAMÍRIS SÂMIA" "autor_email" => "thamirissamia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }