Resumo: O presente artigo apresenta uma proposta de abordagem do gênero textual dissertativo- argumentativo no Ensino Fundamental. As ações foram realizadas no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola CEAI Antônio Mariz em Campina Grande- PB. Nessa proposta, objetivou-se desenvolver competências e habilidades para a leitura e a escrita do gênero dissertativo argumentativo, enfatizando-se a capacidade de argumentar e defender pontos de vista em situação de formalidade. Partiu-se do pressuposto de que o trabalho com o referido gênero deve ser realizado no processo de leitura- produção- revisão – reescrita do texto, enfatizando-se a reflexão acerca da escrita. Durante o processo, foram desenvolvidas atividades em seis encontros, propondo-se uma sequência de atividades de leitura e produção de texto. Tomamos por referencial os trabalhos de Bonini (1998), Schneuwly & Dolz (2004), Fiorin (2006), Silva (1999), Marcushi (2016), Cunha (2010). Os resultados demonstraram que os alunos se utilizaram das estratégias vivenciadas no processo de leitura - produção- revisão – reescrita do texto para produzirem, com mais habilidade, o gênero proposto. Constatou-se, ainda, que a falta de leitura de textos informativos dificulta ao aluno produzir textos, cuja orientação seja argumentativa, o que aponta para a necessidade de inserção desses textos já no Ensino Fundamental.