O presente trabalho objetiva ressaltar pontos de discussões levantados no âmbito de estudo e pesquisa do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) 2016 – 2017, tendo como fundamentos teóricos Rildo Cosson, em seu ensaio “Literatura: modos de ler na escola”, e, principalmente, o trabalho de tese de Eliana Borges Correia de Albuquerque, intitulado “Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores (o caso de Recife)”. Nosso PIBIC, intitulado “Leitura, literatura e ensino: novas perspectivas”, orientado pela Professora Doutora Andrea de Morais Costa Buhler, toma como discussão fundamental a reflexão das abordagens de leitura e textos literários na sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão do problema, bem como apresentar os limites e as perspectivas das metodologias tradicionais e inovadoras. A pesquisa em andamento, potencializando as discussões é producente, na medida em que o confronto das abordagens resulta no amadurecimento das posições e ações. Dessa forma, ressalta-se, de modo geral, os vários aspectos do texto: a sistematização nos manuais da literatura para o ensino médio, a influência historicista sobre os textos, a relação texto, autor, leitor e contexto, e os objetos que geram a leitura (texto, contexto e intertexto), bem como a utilização do modelo ideológico de letramento na leitura de textos literários. Não obstante, para este estudo especifico, ressaltaremos aspectos dos textos de Cosson e Eliana Borges relativos às abordagens da leitura e literatura realizadas pelos docentes. A ideia é registrar e comentar as posições de Cosson e de Eliana Borges, em seus respectivos estudos, abordando suas semelhanças e diferenças quanto à problemática do ensino de textos literários em sala de aula.