As doenças crônico-degenerativas e incapacidades associadas às perdas de autonomia e independência são constantes desafios para o idoso. Outros fatores que também compõe esse acervo de desafios são a questão financeira e a falta de alternativas para o acompanhamento dos idosos em domicílio, isso tem gerado grande contribuição para o aumento da institucionalização. A atenção fisioterapêutica em Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI) deve ser um processo multidimensional que envolve não apenas uma visão cinético-funcional, mas um processo crítico-reflexivo e sistemático do cuidado integral e interdisciplinar. Nesse sentido, torna-se importante que os acadêmicos de fisioterapia tenham a oportunidade de conhecer e atuar nesses espaços de cuidado durante a sua formação acadêmica. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o trabalho desenvolvido pelos estagiários de fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) a partir de uma visão multidimensional em ILPI. Este é um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de fisioterapia do 8º período das Faculdades Integradas de Patos (FIP), nos meses de fevereiro a abril de 2013, como parte integrante da disciplina Estágio Supervisionado II. Realizou-se convênio com uma ILPI em Patos-PB e a escolha dessa instituição se deu através da necessidade dos acadêmicos atuarem com idosos institucionalizados a partir de uma visão multidimensional do cuidado. Observou-se que a instituição em questão é um lar para idosos de ambos os gêneros, com espaços coletivos adaptados para a segurança dos idosos e um ambiente agradável com higiene adequada. A ILPI se mantém com 75% da aposentadoria do idoso e com a ajuda de voluntários e, dispõe de uma equipe de cuidadores e outros projetos na área de enfermagem, psicologia e nutrição. Na ILPI, os idosos são bem acolhidos e o ambiente favorece o convívio social visto que a maioria dos mesmos recebe pouca ou nenhuma visita dos familiares. Sob supervisão do professor, os acadêmicos de fisioterapia dois dias por semana realizam atividades funcionais (alongamentos, exercícios e caminhadas) individuais ou em pequenos grupos objetivando o envelhecimento ativo, além de rodas de conversas para o estabelecimento de vínculos afetivos. Após a conduta multidimensional os estagiários discutem as experiências vivenciadas com os idosos na ILPI, constroem e processam os relatos de experiência e discutem temas afins a partir de metodologia ativa de ensino aprendizagem. O estágio expandiu a visão dos acadêmicos de fisioterapia sobre a atuação multidimensional preocupada com as questões funcionais, sociais e humanísticas dessa população, nas quais os indicadores de institucionalização apontam questões de exclusão social e abandono. O fisioterapeuta precisa acolher o idoso que se encontra na ILPI a partir de uma conduta para o envelhecimento bem sucedido e qualidade de vida.