Formação docente é um tema bastante relevante e está sempre sendo discutido nos debates acadêmicos e nos eventos que tratam de educação, aqui partimos do pressuposto de que o conceito de epistemologia da prática tem influenciado amplamente as práticas de formação de professores e a pesquisa em educação, no Brasil, nas últimas décadas. Uma boa formação é essencial na carreira dos profissionais da docência, pois garante o êxito do trabalho e o cumprimento do ofício do professor, bem como a consolidação de uma sociedade justa e igualitária. Discutir a respeito da formação inicial do aluno de Letras é essencial, pois é durante essa formação que o professor adquire conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, que o levam ao aperfeiçoamento de suas práticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca investigar a formação dos estudantes de Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas, tomando como categorias de análise citadas no nosso referencial teórico que tomam como base os conceitos de epistemologia da prática docente (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SAIANI, 2004). Nosso campo de pesquisa será a FAINTVISA - campus Vitória de Santo Antão e os sujeitos serão os estudantes, professores em formação, do curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas. Dessa forma, espera-se saber como está a formação desses futuros professores, pois teremos uma visão geral dessa formação que vai desde a matriz curricular, passando pelo plano do curso e, por fim, os alunos. Como base metodológica traremos a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955), tendo o Ciclo da Experiência Kellyana como caminho metodológico para coleta e construção dos dados. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências GPEC-IFPE e do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura PDVL-IFPE, campus Vitória de Santo Antão.