A fábula é, de maneira geral, definida como uma narração em prosa ou em verso, que encerra uma lição de moral, em que os personagens são quase sempre animais. Tendo em vista o recurso da personificação presente nas fábulas, é que nos propusemos a trabalhar com esse gênero, uma vez que essa técnica de usar animais como personagens pode captar a atenção dos alunos e desenvolver a criatividade e imaginação. Assim sendo, neste trabalho temos como objetivo geral apresentar uma proposta didática para a abordagem do gênero fábula em sala de aula. Para tanto, utilizamos, como alicerce teórico, as orientações teórico-metodológicas propostas por Marcuschi (2008) e Antunes (2009), sobre o estudo dos gêneros textuais, Geraldi (1997), Koch e Elias (2006), Cosson (2006), entre outros autores. O corpus é constituído pelas seguintes fábulas, apresentadas como alternativas de leitura para sala de aula: a lebre e a tartaruga; a cigarra e a formiga; a girafa e o macaco; o asno a raposa e o leão, todas de Esopo; o cavalo e o burro e a coruja e a águia, de Monteiro Lobato. Com base na proposta apresentada, acreditamos que ela é bastante significativa para o ensino de Língua Portuguesa e, consequentemente, para o estudo/ensino do gênero textual fábula, uma vez que, a partir da compreensão global dos textos selecionados, sugerimos que os alunos sejam levados a refletirem sobre as temáticas das fábulas e sobre os seus principais aspectos, podendo adquirir, assim, um posicionamento crítico e um conhecimento sistematizado. Além disso, propomos um trabalho de escrita e reescrita do respectivo gênero, voltado para as possíveis dificuldades presentes nas produções dos discentes, no que se refere ao atendimento do gênero textual e às questões de ordem linguística e gramatical.