Este trabalho teve como objetivo compreender a relação entre o nível de conhecimento sobre transdisciplinaridade de professores de Língua Portuguesa em uma escola pública localizada no município de João Pessoa-PB e as práticas pedagógicas executadas por esses profissionais. Ademais, busca apresentar a perspectiva pedagógica transdisciplinar enquanto referencial necessário para a superação do ensino mecanicista e fragmentado presente tradicionalmente na educação brasileira, mormente na área das linguagens, tendo como base teórica as considerações de Morin (2002; 2005), Nicolescu (1999) e Gadotti (2000), entre outros autores que defendem o uso da transdisciplinaridade na educação de maneira geral, e na necessidade de uma devida formação dos professores para validar sua utilização, a fim de que sejam implementadas práticas que liguem o desempenho satisfatório do uso da língua a outras áreas do conhecimento humano. Para isso, foi executada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, etnográfico, utilizando-se a entrevista semiestruturada como ferramenta de coleta de dados junto a docentes da disciplina Língua Portuguesa em uma escola pública da rede estadual da Paraíba, todos atuantes no nível fundamental e médio da Educação Básica. As interpretações das falas coletadas durante as entrevistas foram feitas a partir do método da análise de conteúdo (BARDIN, 2008). Como resultado, identificou-se um baixo nível de conhecimento sobre os fundamentos da transdisciplinaridade entre os professores pesquisados, sendo possível, contudo, relacionar alguns saberes incipientes desses docentes quanto ao tema, bem como esforços em realizar no dia a dia escolar práticas de integração entre variadas disciplinas. Ressalta-se a necessidade de uma mais ampla e mais qualificada formação inicial e continuada que leve em consideração as variadas perspectivas que tenham como ponto principal a superação do tradicionalismo no ensino das escolas públicas brasileiras.