A leitura é, indubitavelmente, uma das competências culturais mais valorizadas em nossa sociedade. Quem a possui, é sempre bem, já que tudo que somos, fazemos e partilhamos, desde o simples registro de nascimento ao de óbito, passa pela escrita. Jogos, cartas, bulas, livros etc. necessitam da leitura. Levando em consideração que a escrita se caracteriza como uma prática social, cunhou-se o termo letramento, que se refere as práticas sociais envolvendo a escrita, as quais envolvem não apenas capacidades, mas conhecimentos, processos de interação, relações de poder da escrita em determinados contextos, conforme expõe (STREET, 2003). E a leitura de literatura, onde se encaixa nisso tudo? Qual é o lugar que a literatura ocupa em relação a linguagem humana? Como o letramento feito com textos literários pode proporcionar um modo de inserção no mundo da escrita? Como tornar o meu aluno um leitor de literatura? Buscando responder a estes questionamentos, apresentamos, neste trabalho, uma proposta de ensino para A Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o intuito de “criar o gosto” pela literatura. Com o objetivo de cumprir esta proposta, fundamentamo-nos em COSSON (2006) e COLOMER (2007). Elegemos, no que tange ao material, o romance regionalista Ciço de Luzia de Efigênio Moura, uma vez que a temática do livro se aproxima da realidade do aluno, uma vez que o romance se passa nas terras Paraibanas. Neste artigo, portanto, apresentamos uma proposta para ser trabalhada com alunos da EJA a partir da leitura de Ciço de Luzia. Primeiramente, faremos um panorama geral da obra. Em seguida, apresentaremos as condições para o ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seguir, a importância do estudo da literatura local e como esta pode gerar conscientização no aluno no que diz respeito a sua identidade com Paraibano e nordestino. Por fim, apresentamos uma proposta para o 4 ciclo da EJA.