INTRODUÇÃO: A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o período de 1975 a 2025 a era do envelhecimento. O aumento do número de idosos, tanto proporcional quanto absoluto, está a impor mudanças profundas nos modos de pensar e viver a velhice na sociedade. O uso de atividades sócio educativas configura uma ação de suporte social na busca por um envelhecimento ativo e saudável, e insere ao idoso a capacidade de agir para a promoção de saúde não só sua, mas atuando como agente multiplicador de conhecimentos em sua comunidade, conduzindo para um processo de capacitação desta com melhoria da qualidade de vida, representando uma forma promissora para enfrentar os múltiplos problemas de saúde que afetam as populações humanas.OBJETIVO: Promover atividades sócio-educativas proporcionando um envelhecimento saudável.METODOLOGIA: O Programa de Educação Tutorial (PET – FARMÁCIA UEPB) atua no distrito de Galante, Campina Grande-PB em duas equipes de Saúde da Família, atendendo a cerca de 700 pacientes com diagnóstico de hipertensão e/ou diabetes. De março de 2011 à abril de 2013, ocorreram mensalmente reuniões nas quais os serviços farmacêuticos foram oferecidos juntamente com palestras sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida, unificando de forma concisa conhecimentos de cunho científico aos saberes populares, oferecendo aos idosos a oportunidade de interagir e trocar experiências.RESULTADOS: O fluxo de conhecimento gerado conferiu ao idoso voz perante os “seus”, proporcionando mudanças de hábitos, adesão ao tratamento, criação de novos vínculos sociais e afetivos, valorização do profissional de saúde, autoestima, autonomia, senso crítico e reduziu os efeitos negativos sobre a capacidade e estresse mental ocasionando um bem estar psicológico.CONCLUSÃO: O trabalho realizado tem promovido mudanças na vida dos idosos de Galante. É importante observar que uma comunidade saudável apresenta a capacidade de identificar os fatores que corroboram para seu equilíbrio e bem estar, ações de educação em saúde tornam seus indivíduos mais críticos e atuantes quanto ao sistema responsável por garantir esse direito e gerar programas de saúde mais eficientes caracterizando como uma alternativa válida de inserção de cidadania e promoção de saúde.