Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A REPRESENTAÇÃO DA CONTEMPORANEIDADE NOS LIVROS JUVENIS: UM OLHAR PARA O PROJETO GRÁFICO EM NARRATIVA DE ROGER MELLO

Palavra-chaves: ROGER MELLO, PROJETO GRÁFICO, ILUSTRAÇÃO, LITERATURA JUVENIL Comunicação Oral (CO) GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27210
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 1112
    "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DA CONTEMPORANEIDADE NOS LIVROS JUVENIS: UM OLHAR PARA O PROJETO GRÁFICO EM NARRATIVA DE ROGER MELLO"
    "resumo" => "Já foi comum a ideia de que o papel dos elementos visuais limita-se ao ornamento ou à descrição do texto verbal em um livro voltado ao público juvenil, algo contestado quando observamos que as publicações contemporâneas cada vez mais apresentam arrojados projetos gráficos que exploram diversas possibilidades de composição. É válido ressaltar que, agora, com a ilustração não elaborando uma tradução literal da palavra, sua interpretação pode fugir ao sentido inicial elencado por seu produtor, assim como ao sentido aplicado sobre o conteúdo escrito. Portanto, aprender a compreender as relações entre os componentes gráficos de uma obra também significa discutir, refletir e perceber a construção da narrativa através de toda a materialidade do impresso. Em cima da hora (2004), do escritor e ilustrador Roger Mello, expõe uma narrativa de construção visual/verbal não convencional que permite uma viagem constante pelo pensamento dos personagens por meio das possibilidades do objeto livro, proporcionando uma participação ativa e atenta do leitor. O presente estudo buscará analisar a formação dos elementos não-verbais deste livro e a maneira como criam um rico universo imagético em diálogo com o texto verbal. Além disso, procuramos apontar as conexões existentes na obra que revelam as possíveis influências artísticas e culturais evocadas pelo autor. Por fim, este trabalho pretende ainda analisar e identificar os elementos do design e suas funcionalidades dentro do projeto gráfico do referido livro. Para dar suporte a nossas discussões, nos apoiaremos principalmente nos estudos desenvolvidos por Faria (2008), Ramos (2011) e Camargo (1995; 1999)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS"
    "palavra_chave" => "ROGER MELLO, PROJETO GRÁFICO, ILUSTRAÇÃO, LITERATURA JUVENIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA17_ID1112_21032017115451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALNIKSON VIANA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALNIKSON VIANA"
    "autor_email" => "valnikson18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27210
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 1112
    "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DA CONTEMPORANEIDADE NOS LIVROS JUVENIS: UM OLHAR PARA O PROJETO GRÁFICO EM NARRATIVA DE ROGER MELLO"
    "resumo" => "Já foi comum a ideia de que o papel dos elementos visuais limita-se ao ornamento ou à descrição do texto verbal em um livro voltado ao público juvenil, algo contestado quando observamos que as publicações contemporâneas cada vez mais apresentam arrojados projetos gráficos que exploram diversas possibilidades de composição. É válido ressaltar que, agora, com a ilustração não elaborando uma tradução literal da palavra, sua interpretação pode fugir ao sentido inicial elencado por seu produtor, assim como ao sentido aplicado sobre o conteúdo escrito. Portanto, aprender a compreender as relações entre os componentes gráficos de uma obra também significa discutir, refletir e perceber a construção da narrativa através de toda a materialidade do impresso. Em cima da hora (2004), do escritor e ilustrador Roger Mello, expõe uma narrativa de construção visual/verbal não convencional que permite uma viagem constante pelo pensamento dos personagens por meio das possibilidades do objeto livro, proporcionando uma participação ativa e atenta do leitor. O presente estudo buscará analisar a formação dos elementos não-verbais deste livro e a maneira como criam um rico universo imagético em diálogo com o texto verbal. Além disso, procuramos apontar as conexões existentes na obra que revelam as possíveis influências artísticas e culturais evocadas pelo autor. Por fim, este trabalho pretende ainda analisar e identificar os elementos do design e suas funcionalidades dentro do projeto gráfico do referido livro. Para dar suporte a nossas discussões, nos apoiaremos principalmente nos estudos desenvolvidos por Faria (2008), Ramos (2011) e Camargo (1995; 1999)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS"
    "palavra_chave" => "ROGER MELLO, PROJETO GRÁFICO, ILUSTRAÇÃO, LITERATURA JUVENIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA17_ID1112_21032017115451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALNIKSON VIANA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALNIKSON VIANA"
    "autor_email" => "valnikson18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Já foi comum a ideia de que o papel dos elementos visuais limita-se ao ornamento ou à descrição do texto verbal em um livro voltado ao público juvenil, algo contestado quando observamos que as publicações contemporâneas cada vez mais apresentam arrojados projetos gráficos que exploram diversas possibilidades de composição. É válido ressaltar que, agora, com a ilustração não elaborando uma tradução literal da palavra, sua interpretação pode fugir ao sentido inicial elencado por seu produtor, assim como ao sentido aplicado sobre o conteúdo escrito. Portanto, aprender a compreender as relações entre os componentes gráficos de uma obra também significa discutir, refletir e perceber a construção da narrativa através de toda a materialidade do impresso. Em cima da hora (2004), do escritor e ilustrador Roger Mello, expõe uma narrativa de construção visual/verbal não convencional que permite uma viagem constante pelo pensamento dos personagens por meio das possibilidades do objeto livro, proporcionando uma participação ativa e atenta do leitor. O presente estudo buscará analisar a formação dos elementos não-verbais deste livro e a maneira como criam um rico universo imagético em diálogo com o texto verbal. Além disso, procuramos apontar as conexões existentes na obra que revelam as possíveis influências artísticas e culturais evocadas pelo autor. Por fim, este trabalho pretende ainda analisar e identificar os elementos do design e suas funcionalidades dentro do projeto gráfico do referido livro. Para dar suporte a nossas discussões, nos apoiaremos principalmente nos estudos desenvolvidos por Faria (2008), Ramos (2011) e Camargo (1995; 1999).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.