A LEITURA INTERACIONAL E A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE: O PROFESSOR COMO INCENTIVADOR DO PENSAR
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27169 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 1025 "titulo" => "A LEITURA INTERACIONAL E A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE: O PROFESSOR COMO INCENTIVADOR DO PENSAR" "resumo" => "O trabalho apresenta reflexões em torno das características da leitura interacional e sua contribuição para formar o leitor competente, além de transcursar sobre o professor como incentivador do exercício do pensar crítico. Essa leitura fortalece a valorização da realidade e de uma forma de viver melhor, com prazer, eficiência e utilização inteligente do tempo. O professor, ao incorporar essa proposta, pode contribuir na formação de cidadãos autônomos, emancipados e com aptidão para ler, apreender e interpretar um mundo em transformação, tornando-os capazes de opinar justificadamente, dar sugestões para solucionar problemas e participar, com autonomia e criatividade, nas questões do dia a dia. Entendemos que as características da leitura interacional apoiam os professores no sentido de agir como construtores de cidadania. O professor, quando opta pelo exercício dessa leitura interacional, está, obviamente, exercendo uma ação ideológica de compromisso com o exercício pleno da cidadania em sua sala de aula. Essa ação firma alicerces sólidos de cooperação para viver em sociedade, contribuindo para a superação de males como o preconceito, intolerância, injustiça; por outro lado, fortalece a perspectiva de fazer parte efetiva de uma comunidade e de ser corresponsável por ela. Essas características saudáveis da leitura interacional cooperam para a construção de vivências discursivas variadas e reflexões críticas que respeitam, incentivam e se nutrem da diversidade de pensar, ver e viver o mundo, que são frutos do arcabouço de experiências vivenciadas, tanto pelo professor, como pelo aluno, constituindo um processo de reconhecimento e aprendizagem mútuos. De forma que, o aluno não estranhará quando confrontado com modos de ver e pensar o mundo diferente, nem, tampouco, sente-se forçado a procurar modelos interpretativos prefixados para fazer frente aos diversos dilemas inerentes à sociedade contemporânea, pois o professor proporcionou tal experiência como prática social, a fim de criar um ambiente educativo interativo, marcado por uma oferta crescente e sempre mais densa de sentidos e valores múltiplos. Adotamos a pesquisa bibliográfica como opção metodológica por constituir-se um recurso que nos possibilita conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre o tema. A composição do quadro teórico reuniu autores que nos ajudaram a entender a dinâmica como Coscarelli (2002); Kleiman (1989; 2004); Koch (2008); Leffa (2016); Sim-Sim e Micaelo (2006); Macedo (2015); Silva (2014); Lerner (2008); Alarcão (2001); Castro; Velázquez (2009), Freire (1997), Matos (2013), PCN’s de Língua Portuguesa (1997)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "PROFESSOR, LEITURA INTERACIONAL, LEITOR COMPETENTE, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1025_14032017193638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXCINA OLIVEIRA CIRNE" "autor_nome_curto" => "ALEXCINA" "autor_email" => "cirnealex@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27169 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 1025 "titulo" => "A LEITURA INTERACIONAL E A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE: O PROFESSOR COMO INCENTIVADOR DO PENSAR" "resumo" => "O trabalho apresenta reflexões em torno das características da leitura interacional e sua contribuição para formar o leitor competente, além de transcursar sobre o professor como incentivador do exercício do pensar crítico. Essa leitura fortalece a valorização da realidade e de uma forma de viver melhor, com prazer, eficiência e utilização inteligente do tempo. O professor, ao incorporar essa proposta, pode contribuir na formação de cidadãos autônomos, emancipados e com aptidão para ler, apreender e interpretar um mundo em transformação, tornando-os capazes de opinar justificadamente, dar sugestões para solucionar problemas e participar, com autonomia e criatividade, nas questões do dia a dia. Entendemos que as características da leitura interacional apoiam os professores no sentido de agir como construtores de cidadania. O professor, quando opta pelo exercício dessa leitura interacional, está, obviamente, exercendo uma ação ideológica de compromisso com o exercício pleno da cidadania em sua sala de aula. Essa ação firma alicerces sólidos de cooperação para viver em sociedade, contribuindo para a superação de males como o preconceito, intolerância, injustiça; por outro lado, fortalece a perspectiva de fazer parte efetiva de uma comunidade e de ser corresponsável por ela. Essas características saudáveis da leitura interacional cooperam para a construção de vivências discursivas variadas e reflexões críticas que respeitam, incentivam e se nutrem da diversidade de pensar, ver e viver o mundo, que são frutos do arcabouço de experiências vivenciadas, tanto pelo professor, como pelo aluno, constituindo um processo de reconhecimento e aprendizagem mútuos. De forma que, o aluno não estranhará quando confrontado com modos de ver e pensar o mundo diferente, nem, tampouco, sente-se forçado a procurar modelos interpretativos prefixados para fazer frente aos diversos dilemas inerentes à sociedade contemporânea, pois o professor proporcionou tal experiência como prática social, a fim de criar um ambiente educativo interativo, marcado por uma oferta crescente e sempre mais densa de sentidos e valores múltiplos. Adotamos a pesquisa bibliográfica como opção metodológica por constituir-se um recurso que nos possibilita conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre o tema. A composição do quadro teórico reuniu autores que nos ajudaram a entender a dinâmica como Coscarelli (2002); Kleiman (1989; 2004); Koch (2008); Leffa (2016); Sim-Sim e Micaelo (2006); Macedo (2015); Silva (2014); Lerner (2008); Alarcão (2001); Castro; Velázquez (2009), Freire (1997), Matos (2013), PCN’s de Língua Portuguesa (1997)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "PROFESSOR, LEITURA INTERACIONAL, LEITOR COMPETENTE, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1025_14032017193638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXCINA OLIVEIRA CIRNE" "autor_nome_curto" => "ALEXCINA" "autor_email" => "cirnealex@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }