DESCOBRINDO AS DIMENSÕES DA COBERTURA DA QUADRA POLIESPORTIVA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26417 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 533 "titulo" => "DESCOBRINDO AS DIMENSÕES DA COBERTURA DA QUADRA POLIESPORTIVA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID do Subprojeto Específico de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina- PE e elaborado com base na Modelagem Matemática, que alia essa disciplina a problemas reais e presentes no cotidiano do aluno. Assim, a Modelagem evidencia a Matemática no mundo real, habilitando os alunos a formularem e resolverem situações-problema e, a partir delas, fazer uma leitura crítica do mundo a sua volta. Possui como objetivo associar a Modelagem Matemática aos conteúdos de Funções Quadráticas e Medidas de Comprimento. O estudo abordou uma pesquisa de campo de caráter qualiquanti, que foi realizada em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Seu desenvolvimento aconteceu em três momentos: inicialmente, foi aplicado um questionário para investigar como os alunos veem a Matemática no seu cotidiano; em seguida, foi aplicado um jogo como forma de revisar o conteúdo de Funções Quadráticas. No segundo momento, a partir de uma discussão, chegou-se ao seguinte questionamento: É possível determinar a equação que represente a parábola formada pela cobertura da quadra de esportes? Diante dessa indagação, os alunos foram direcionados à quadra de esportes para medir algumas dimensões e, então, calcular a equação da parábola. No terceiro momento, os resultados obtidos por cada grupo foram apresentados no GeoGebra e, assim, conferidos e validados. Por fim, foi proposto um questionário, no qual os alunos puderam expressar sua opinião sobre o projeto aplicado. Mediante a realização do projeto, os alunos relataram que entenderam melhor o assunto ensinado de forma significativa, pois notaram uma real aplicação da Matemática. Percebeu-se que os alunos se dedicaram bastante em todas as atividades propostas, prestando bastante atenção, buscando sanar suas dúvidas e trabalhando coletivamente com os colegas. O desenvolvimento deste trabalho foi muito proveitoso para os pesquisadores, pois adquiriram grande aprendizagem em relação à Modelagem, tanto na parte teórica, quanto na prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, FUNÇÕES QUADRÁTICAS, COBERTURA DA QUADRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID533_30102016213008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON DIAS" "autor_email" => "andersondias189@hotmail.c" "autor_ies" => "UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26417 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 533 "titulo" => "DESCOBRINDO AS DIMENSÕES DA COBERTURA DA QUADRA POLIESPORTIVA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID do Subprojeto Específico de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina- PE e elaborado com base na Modelagem Matemática, que alia essa disciplina a problemas reais e presentes no cotidiano do aluno. Assim, a Modelagem evidencia a Matemática no mundo real, habilitando os alunos a formularem e resolverem situações-problema e, a partir delas, fazer uma leitura crítica do mundo a sua volta. Possui como objetivo associar a Modelagem Matemática aos conteúdos de Funções Quadráticas e Medidas de Comprimento. O estudo abordou uma pesquisa de campo de caráter qualiquanti, que foi realizada em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Seu desenvolvimento aconteceu em três momentos: inicialmente, foi aplicado um questionário para investigar como os alunos veem a Matemática no seu cotidiano; em seguida, foi aplicado um jogo como forma de revisar o conteúdo de Funções Quadráticas. No segundo momento, a partir de uma discussão, chegou-se ao seguinte questionamento: É possível determinar a equação que represente a parábola formada pela cobertura da quadra de esportes? Diante dessa indagação, os alunos foram direcionados à quadra de esportes para medir algumas dimensões e, então, calcular a equação da parábola. No terceiro momento, os resultados obtidos por cada grupo foram apresentados no GeoGebra e, assim, conferidos e validados. Por fim, foi proposto um questionário, no qual os alunos puderam expressar sua opinião sobre o projeto aplicado. Mediante a realização do projeto, os alunos relataram que entenderam melhor o assunto ensinado de forma significativa, pois notaram uma real aplicação da Matemática. Percebeu-se que os alunos se dedicaram bastante em todas as atividades propostas, prestando bastante atenção, buscando sanar suas dúvidas e trabalhando coletivamente com os colegas. O desenvolvimento deste trabalho foi muito proveitoso para os pesquisadores, pois adquiriram grande aprendizagem em relação à Modelagem, tanto na parte teórica, quanto na prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, FUNÇÕES QUADRÁTICAS, COBERTURA DA QUADRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID533_30102016213008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON DIAS" "autor_email" => "andersondias189@hotmail.c" "autor_ies" => "UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }