Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA COM A SEQUÊNCIA DE ENSINO

Palavra-chaves: ENSINO DE ESTATÍSTICA, SEQUÊNCIA DE ENSINO, PERFIL DA TURMA Relato de Experiência (RE) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
0 of 0
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26452 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA COM A SEQUÊNCIA DE ENSINO" "resumo" => "Sabe-se que o ensino de Estatística assume um papel de grande valor na formação do cidadão consciente, pois possibilita a compreensão da realidade por intermédio da manipulação de um grande volume de informações, organizadas em gráficos e tabelas, por exemplo. Amparado nessa perspectiva, o presente trabalho é fruto da aplicação de uma Sequência de Ensino (SE) denominada “Perfil da Turma”, elaborada por Kataoka e Hernandez (2010), cuja proposta de aplicação deu-se durante a disciplina de Estatística, do curso de Matemática da UPE/Petrolina, em 2016.1. Tal aplicação ocorreu em uma turma de estudantes do 7º ano de escola pública de Petrolina – PE. Para tanto, objetivamos discutir e apresentar os resultados conseguidos com a aplicação da SE, na perspectiva do desenvolvimento do letramento estatístico. Este trabalho trata de um relato de experiência, constituindo-se em uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, já que tivemos o ambiente natural como fonte direta de dados e pelo caráter descritivo empregado nas análises. Frisamos que à SE é composta de cinco etapas, sendo que só utilizamos quatro, a saber: contextualização e formação da pergunta de pesquisa; coleta de dados; tratamento e análise dos dados e comunicação dos resultados. A partir da aplicação SE, percebemos que os estudantes envolvidos aprenderam significativamente os principais conceitos de Estatística inerentes a SE, quais sejam: População e Amostra, Gráficos, Medidas de tendência central e Medidas de dispersão, utilizando seus próprios dados (Gosto musical). Notamos que, durante a vivência da SE, os estudantes mostraram-se curiosos em buscar suportes para generalizar os conceitos, ratificando as potencialidades da SE. Pela experiência vivenciada e considerando os relatos trazidos pelos estudantes, percebemos a relevância da SE para o desenvolvimento do letramento estatístico, pois foi possível problematizar e construir os conceitos estatísticos coletivamente.Sabe-se que o ensino de Estatística assume um papel de grande valor na formação do cidadão consciente, pois possibilita a compreensão da realidade por intermédi" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "ENSINO DE ESTATÍSTICA, SEQUÊNCIA DE ENSINO, PERFIL DA TURMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID664_30102016170040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS DE SOUZA GALVÃO" "autor_nome_curto" => "MATEUS GALVÃO" "autor_email" => "mattheusgalvao@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26452 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA COM A SEQUÊNCIA DE ENSINO" "resumo" => "Sabe-se que o ensino de Estatística assume um papel de grande valor na formação do cidadão consciente, pois possibilita a compreensão da realidade por intermédio da manipulação de um grande volume de informações, organizadas em gráficos e tabelas, por exemplo. Amparado nessa perspectiva, o presente trabalho é fruto da aplicação de uma Sequência de Ensino (SE) denominada “Perfil da Turma”, elaborada por Kataoka e Hernandez (2010), cuja proposta de aplicação deu-se durante a disciplina de Estatística, do curso de Matemática da UPE/Petrolina, em 2016.1. Tal aplicação ocorreu em uma turma de estudantes do 7º ano de escola pública de Petrolina – PE. Para tanto, objetivamos discutir e apresentar os resultados conseguidos com a aplicação da SE, na perspectiva do desenvolvimento do letramento estatístico. Este trabalho trata de um relato de experiência, constituindo-se em uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, já que tivemos o ambiente natural como fonte direta de dados e pelo caráter descritivo empregado nas análises. Frisamos que à SE é composta de cinco etapas, sendo que só utilizamos quatro, a saber: contextualização e formação da pergunta de pesquisa; coleta de dados; tratamento e análise dos dados e comunicação dos resultados. A partir da aplicação SE, percebemos que os estudantes envolvidos aprenderam significativamente os principais conceitos de Estatística inerentes a SE, quais sejam: População e Amostra, Gráficos, Medidas de tendência central e Medidas de dispersão, utilizando seus próprios dados (Gosto musical). Notamos que, durante a vivência da SE, os estudantes mostraram-se curiosos em buscar suportes para generalizar os conceitos, ratificando as potencialidades da SE. Pela experiência vivenciada e considerando os relatos trazidos pelos estudantes, percebemos a relevância da SE para o desenvolvimento do letramento estatístico, pois foi possível problematizar e construir os conceitos estatísticos coletivamente.Sabe-se que o ensino de Estatística assume um papel de grande valor na formação do cidadão consciente, pois possibilita a compreensão da realidade por intermédi" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "ENSINO DE ESTATÍSTICA, SEQUÊNCIA DE ENSINO, PERFIL DA TURMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID664_30102016170040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS DE SOUZA GALVÃO" "autor_nome_curto" => "MATEUS GALVÃO" "autor_email" => "mattheusgalvao@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Sabe-se que o ensino de Estatística assume um papel de grande valor na formação do cidadão consciente, pois possibilita a compreensão da realidade por intermédio da manipulação de um grande volume de informações, organizadas em gráficos e tabelas, por exemplo. Amparado nessa perspectiva, o presente trabalho é fruto da aplicação de uma Sequência de Ensino (SE) denominada “Perfil da Turma”, elaborada por Kataoka e Hernandez (2010), cuja proposta de aplicação deu-se durante a disciplina de Estatística, do curso de Matemática da UPE/Petrolina, em 2016.1. Tal aplicação ocorreu em uma turma de estudantes do 7º ano de escola pública de Petrolina – PE. Para tanto, objetivamos discutir e apresentar os resultados conseguidos com a aplicação da SE, na perspectiva do desenvolvimento do letramento estatístico. Este trabalho trata de um relato de experiência, constituindo-se em uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, já que tivemos o ambiente natural como fonte direta de dados e pelo caráter descritivo empregado nas análises. Frisamos que à SE é composta de cinco etapas, sendo que só utilizamos quatro, a saber: contextualização e formação da pergunta de pesquisa; coleta de dados; tratamento e análise dos dados e comunicação dos resultados. A partir da aplicação SE, percebemos que os estudantes envolvidos aprenderam significativamente os principais conceitos de Estatística inerentes a SE, quais sejam: População e Amostra, Gráficos, Medidas de tendência central e Medidas de dispersão, utilizando seus próprios dados (Gosto musical). Notamos que, durante a vivência da SE, os estudantes mostraram-se curiosos em buscar suportes para generalizar os conceitos, ratificando as potencialidades da SE. Pela experiência vivenciada e considerando os relatos trazidos pelos estudantes, percebemos a relevância da SE para o desenvolvimento do letramento estatístico, pois foi possível problematizar e construir os conceitos estatísticos coletivamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.