Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, CONTEXTO SOCIOCULTURAL, ENSINO DE MATEMÁTICA Pôster (PO) ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença
0 of 0
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26437 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo pesquisar que conhecimentos matemáticos são utilizados pelos garimpeiros no processo de extração e comercialização mineral em um garimpo localizado na zona rural do município de Parelhas/RN e como estes podem contribuir para uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica. Nossa intenção na presente pesquisa será desmistificar a ideia prévia que os alunos têm sobre a Matemática, de que a aprendizagem se dá através de um acúmulo de fórmulas e algoritmos. Para isso, estamos nos fundamentando nos pressupostos teóricos da Etnomatemática, na concepção de Ubiratan D’Ambrosio, além da pesquisa qualitativa em uma abordagem etnográfica e suas técnicas, tais como, o diário de campo, a entrevista semiestruturada, a observação participante e gravações em áudio, como também, fotografias. A partir das análises dos dados coletados, será elaborado um caderno com atividades contextualizadas, propondo uma alternativa para um Ensino de Matemática mais agradável, atraente, onde o aluno possa participar ativamente durante o ensino-aprendizagem através da resolução de situações-problema com conteúdos inerentes ao contexto sociocultural, compreendendo como funcionam as atividades no garimpo através das práticas laborais dos garimpeiros no processo de extração e comercialização dos minerais. O público alvo para aplicação do Caderno de Atividades (Produto Educacional) serão os alunos de Educação Básica da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, localizada na cidade de Parelhas/RN.Este trabalho tem como objetivo pesquisar que conhecimentos matemáticos são utilizados pelos garimpeiros no processo de extração e comercialização mineral em um" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença" "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, CONTEXTO SOCIOCULTURAL, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA10_ID801_29102016120833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREUDSON DANTAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FREUDSON LIMA" "autor_email" => "freudsondantas@yahoo.com." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26437 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo pesquisar que conhecimentos matemáticos são utilizados pelos garimpeiros no processo de extração e comercialização mineral em um garimpo localizado na zona rural do município de Parelhas/RN e como estes podem contribuir para uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica. Nossa intenção na presente pesquisa será desmistificar a ideia prévia que os alunos têm sobre a Matemática, de que a aprendizagem se dá através de um acúmulo de fórmulas e algoritmos. Para isso, estamos nos fundamentando nos pressupostos teóricos da Etnomatemática, na concepção de Ubiratan D’Ambrosio, além da pesquisa qualitativa em uma abordagem etnográfica e suas técnicas, tais como, o diário de campo, a entrevista semiestruturada, a observação participante e gravações em áudio, como também, fotografias. A partir das análises dos dados coletados, será elaborado um caderno com atividades contextualizadas, propondo uma alternativa para um Ensino de Matemática mais agradável, atraente, onde o aluno possa participar ativamente durante o ensino-aprendizagem através da resolução de situações-problema com conteúdos inerentes ao contexto sociocultural, compreendendo como funcionam as atividades no garimpo através das práticas laborais dos garimpeiros no processo de extração e comercialização dos minerais. O público alvo para aplicação do Caderno de Atividades (Produto Educacional) serão os alunos de Educação Básica da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, localizada na cidade de Parelhas/RN.Este trabalho tem como objetivo pesquisar que conhecimentos matemáticos são utilizados pelos garimpeiros no processo de extração e comercialização mineral em um" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença" "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, CONTEXTO SOCIOCULTURAL, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA10_ID801_29102016120833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREUDSON DANTAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FREUDSON LIMA" "autor_email" => "freudsondantas@yahoo.com." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo pesquisar que conhecimentos matemáticos são utilizados pelos garimpeiros no processo de extração e comercialização mineral em um garimpo localizado na zona rural do município de Parelhas/RN e como estes podem contribuir para uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica. Nossa intenção na presente pesquisa será desmistificar a ideia prévia que os alunos têm sobre a Matemática, de que a aprendizagem se dá através de um acúmulo de fórmulas e algoritmos. Para isso, estamos nos fundamentando nos pressupostos teóricos da Etnomatemática, na concepção de Ubiratan D’Ambrosio, além da pesquisa qualitativa em uma abordagem etnográfica e suas técnicas, tais como, o diário de campo, a entrevista semiestruturada, a observação participante e gravações em áudio, como também, fotografias. A partir das análises dos dados coletados, será elaborado um caderno com atividades contextualizadas, propondo uma alternativa para um Ensino de Matemática mais agradável, atraente, onde o aluno possa participar ativamente durante o ensino-aprendizagem através da resolução de situações-problema com conteúdos inerentes ao contexto sociocultural, compreendendo como funcionam as atividades no garimpo através das práticas laborais dos garimpeiros no processo de extração e comercialização dos minerais. O público alvo para aplicação do Caderno de Atividades (Produto Educacional) serão os alunos de Educação Básica da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, localizada na cidade de Parelhas/RN.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.