DESMISTIFICANDO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26418 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 626 "titulo" => "DESMISTIFICANDO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na realização de uma oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula de matemática”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos para resolver problemas, utilizando para tal feito a calculadora. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora os trariam as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, mas durante a aplicação das atividades vimos esse paradigma sendo quebrado pouco a pouco. Como resultados, observamos que os educandos não compreendiam o uso adequado da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas por meio das atividades, observamos o início do que esperamos que seja uma desmistificação quanto à utilização da calculadora em sala de aula. Nesse sentido, os mesmos passaram a ver a calculadora como uma ferramenta de bastante utilidade em nossa vida. Porém, é necessário o seu uso correto para podermos chegar a resultados coerentes com o problema o qual estamos resolvendo, ou seja, o aluno deve interpretar corretamente a questão, elaborar uma expressão matemática para a sua resolução e efetuar de fato os cálculos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SITUAÇÕES-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID626_30102016114513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLLISSON HENRIQUE LEITE CABRAL" "autor_nome_curto" => "ÁLLISSON H." "autor_email" => "madagascar_kof@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26418 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 626 "titulo" => "DESMISTIFICANDO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na realização de uma oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula de matemática”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos para resolver problemas, utilizando para tal feito a calculadora. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora os trariam as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, mas durante a aplicação das atividades vimos esse paradigma sendo quebrado pouco a pouco. Como resultados, observamos que os educandos não compreendiam o uso adequado da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas por meio das atividades, observamos o início do que esperamos que seja uma desmistificação quanto à utilização da calculadora em sala de aula. Nesse sentido, os mesmos passaram a ver a calculadora como uma ferramenta de bastante utilidade em nossa vida. Porém, é necessário o seu uso correto para podermos chegar a resultados coerentes com o problema o qual estamos resolvendo, ou seja, o aluno deve interpretar corretamente a questão, elaborar uma expressão matemática para a sua resolução e efetuar de fato os cálculos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SITUAÇÕES-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID626_30102016114513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLLISSON HENRIQUE LEITE CABRAL" "autor_nome_curto" => "ÁLLISSON H." "autor_email" => "madagascar_kof@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }