SILVA, Maria Marinalva De Oliveira et al.. Descobrindo a discalculia. Anais IX EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/26416>. Acesso em: 12/12/2024 02:06
Este Trabalho tem como objetivo o estudo das dificuldades de aprendizagem relativas à disciplina de Matemática em sala de aula originadas do transtorno conhecido como Discalculia. A Discalculia é definida como uma capacidade para a realização de operações aritméticas com evidências abaixo das esperadas para a idade cronológica, grau de inteligência e o nível de escolaridade do indivíduo. Este transtorno interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades do dia a dia que exigem habilidades matemáticas. E por meio das dificuldades encontradas nas salas de aula do ensino fundamental II na disciplina de Matemática em uma turma de 9° ano, durante observações realizadas no período de estágio supervisionado I e II em sala de aula, fez-se o presente trabalho aprofundando estudos de cunho bibliográfico e aplicação de um teste de Discalculia para compreender e detectar possíveis casos de Discalculia, um tema ainda pouco abordado, que tem prejudicado bastante o desenvolvimento matemático dos alunos. Este tema será abordado, também, com o intuito de compreender e relacionar intervenções pedagógicas, para oferecer ajuda ressaltando as leis que defendem o direito de inclusão dos alunos com necessidades especiais. O presente estudo, por meio de um levantamento a respeito da detecção da Discalculia, apontou que a mesma é tida como uma das maiores responsáveis pelo insucesso em Matemática, causada por um distúrbio nas habilidades referentes à disciplina, que podem ser moderadas por meio da ajuda de profissionais especializados, por isso busca alertar os professores e familiares no sentido de amenizar o problema por meio da diversificação do exercício pedagógico.