CONSTRUÇÃO DE ORÇAMENTOS FAMILIARES USANDO MODELAGEM MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26409 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE ORÇAMENTOS FAMILIARES USANDO MODELAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este relato de experiência descreve a atividade realizada no 1º Ano do Ensino Médio, turma A da Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel (EREMJAM), localizada em Pesqueira-PE. A modelagem matemática foi utilizada como ferramenta de suporte na realização desta atividade para o ensino-aprendizagem de conteúdos da matemática financeira e estatística na elaboração de orçamentos domésticos. Os alunos participantes trabalharam de forma individual e também em grupo durante as pesquisas realizadas objetivando saber os componentes do orçamento de suas casas como também a quantidade de dinheiro gasta em cada um dos itens e na junção dos dados coletados. Na atividade, foi possível perceber o entusiasmo mostrado pelos alunos ao trabalharem com conteúdos que talvez, em outro contexto, seriam tratados com menos entusiasmo de alguns por questões de afinidade com a disciplina. Foi muito positivo o feedback dos alunos tanto em relação ao trabalho com conteúdos matemáticos como tabelas de frequência, porcentagem, gráficos, cálculos de média, como também no aspecto da conscientização e pensamento crítico em relação às situações-problema trabalhadas, como recomenda a modelagem matemática. Os estudantes apresentaram muitos questionamentos quanto a forma com que o dinheiro é gasto em suas residências, como os mesmos participam do planejamento financeiro, técnicas de economia em algumas situações, cortes possíveis de gastos, realidade econômica atual do país e como isso influencia nos gastos residenciais e a oscilação dos preços de serviços, produtos e sua qualidade. Acreditamos que a modelagem matemática não só é aplicável no ensino da matemática como também daqui alguns anos será imprescindível sua utilização devido ao avanço das informações e as maneiras como os alunos se relacionam com a matemática." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, ORÇAMENTO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA9_ID169_11102016143020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RODRIGO OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON R." "autor_email" => "anderson100.maneiro@gmail" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26409 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE ORÇAMENTOS FAMILIARES USANDO MODELAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este relato de experiência descreve a atividade realizada no 1º Ano do Ensino Médio, turma A da Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel (EREMJAM), localizada em Pesqueira-PE. A modelagem matemática foi utilizada como ferramenta de suporte na realização desta atividade para o ensino-aprendizagem de conteúdos da matemática financeira e estatística na elaboração de orçamentos domésticos. Os alunos participantes trabalharam de forma individual e também em grupo durante as pesquisas realizadas objetivando saber os componentes do orçamento de suas casas como também a quantidade de dinheiro gasta em cada um dos itens e na junção dos dados coletados. Na atividade, foi possível perceber o entusiasmo mostrado pelos alunos ao trabalharem com conteúdos que talvez, em outro contexto, seriam tratados com menos entusiasmo de alguns por questões de afinidade com a disciplina. Foi muito positivo o feedback dos alunos tanto em relação ao trabalho com conteúdos matemáticos como tabelas de frequência, porcentagem, gráficos, cálculos de média, como também no aspecto da conscientização e pensamento crítico em relação às situações-problema trabalhadas, como recomenda a modelagem matemática. Os estudantes apresentaram muitos questionamentos quanto a forma com que o dinheiro é gasto em suas residências, como os mesmos participam do planejamento financeiro, técnicas de economia em algumas situações, cortes possíveis de gastos, realidade econômica atual do país e como isso influencia nos gastos residenciais e a oscilação dos preços de serviços, produtos e sua qualidade. Acreditamos que a modelagem matemática não só é aplicável no ensino da matemática como também daqui alguns anos será imprescindível sua utilização devido ao avanço das informações e as maneiras como os alunos se relacionam com a matemática." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, ORÇAMENTO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA9_ID169_11102016143020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RODRIGO OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON R." "autor_email" => "anderson100.maneiro@gmail" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }