Este artigo objetiva refletir sobre a importância do ensino da literatura na ampliação dos saberes dos estudantes. Parte do pressuposto de que a leitura do texto literário é uma possibilidade para ampliar a experiência do letramento literário dos escolares do ensino fundamental. Nessa perspectiva apresenta uma sequência básica a partir do conto “As três fiandeiras” (Jakob e Wilhelm Grimm, 2005) por meio da proposta do letramento literário. Trata-se de uma revisão bibliográfica. O embasamento teórico se dá à luz dos estudos sobre gêneros do discurso de Bakhtin (2011), em relação a literatura e texto literário conto fundamenta-se em Cândido (2011) e Moisés (1982), e, sobre o letramento literário e leitura na escola, Cosson (2012) e Rangel (2009). Observa-se também as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs do ensino Fundamental (BRASIL, 1997 e 1998), nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco (2012), e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2015) sobre o estudo dessa linguagem. Espera-se com este trabalho contribuir para o entendimento da importância da literatura na formação dos educandos. O estudo revela a necessidade do ensino de literatura em toda a educação básica e de um trabalho que envolva a leitura do texto literário de forma crítica possibilitando a construção de significados por parte dos estudantes.