A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DA LEITURA DO CONTO LITERÁRIO NA ESCOLA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25843 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 928 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DA LEITURA DO CONTO LITERÁRIO NA ESCOLA" "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre a importância do ensino da literatura na ampliação dos saberes dos estudantes. Parte do pressuposto de que a leitura do texto literário é uma possibilidade para ampliar a experiência do letramento literário dos escolares do ensino fundamental. Nessa perspectiva apresenta uma sequência básica a partir do conto “As três fiandeiras” (Jakob e Wilhelm Grimm, 2005) por meio da proposta do letramento literário. Trata-se de uma revisão bibliográfica. O embasamento teórico se dá à luz dos estudos sobre gêneros do discurso de Bakhtin (2011), em relação a literatura e texto literário conto fundamenta-se em Cândido (2011) e Moisés (1982), e, sobre o letramento literário e leitura na escola, Cosson (2012) e Rangel (2009). Observa-se também as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs do ensino Fundamental (BRASIL, 1997 e 1998), nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco (2012), e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2015) sobre o estudo dessa linguagem. Espera-se com este trabalho contribuir para o entendimento da importância da literatura na formação dos educandos. O estudo revela a necessidade do ensino de literatura em toda a educação básica e de um trabalho que envolva a leitura do texto literário de forma crítica possibilitando a construção de significados por parte dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "CONTO, LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID928_22072016135309.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE MARIA PIMENTEL LIMA LIRA" "autor_nome_curto" => "ELIANE PIMENTEL" "autor_email" => "elianepimentel1971@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25843 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 928 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DA LEITURA DO CONTO LITERÁRIO NA ESCOLA" "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre a importância do ensino da literatura na ampliação dos saberes dos estudantes. Parte do pressuposto de que a leitura do texto literário é uma possibilidade para ampliar a experiência do letramento literário dos escolares do ensino fundamental. Nessa perspectiva apresenta uma sequência básica a partir do conto “As três fiandeiras” (Jakob e Wilhelm Grimm, 2005) por meio da proposta do letramento literário. Trata-se de uma revisão bibliográfica. O embasamento teórico se dá à luz dos estudos sobre gêneros do discurso de Bakhtin (2011), em relação a literatura e texto literário conto fundamenta-se em Cândido (2011) e Moisés (1982), e, sobre o letramento literário e leitura na escola, Cosson (2012) e Rangel (2009). Observa-se também as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs do ensino Fundamental (BRASIL, 1997 e 1998), nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco (2012), e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2015) sobre o estudo dessa linguagem. Espera-se com este trabalho contribuir para o entendimento da importância da literatura na formação dos educandos. O estudo revela a necessidade do ensino de literatura em toda a educação básica e de um trabalho que envolva a leitura do texto literário de forma crítica possibilitando a construção de significados por parte dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "CONTO, LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID928_22072016135309.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE MARIA PIMENTEL LIMA LIRA" "autor_nome_curto" => "ELIANE PIMENTEL" "autor_email" => "elianepimentel1971@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }