A escola é um ambiente que facilita o acesso a livros e estimula a leitura do estudante, os recursos audiovisuais podem ajudar neste processo, uma vez que a cada dia os estudantes têm mais acesso a este recurso (CARNEIRO, 2008). As tecnologias oferecem diversas formas de criar atividades voltadas à leitura, cabe ao professor aprender a utilizar este recurso para desenvolver práticas de leitura na escola (FERREIRO, 2008). A leitura é uma ferramenta importante para o crescimento intelectual do estudante. A escola deve acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, mudando seu paradigma de ensino (SERAFINI, 2010). O uso das tecnologias na educação tornam-se mais atrativas devido aos recursos multimodais, como ocorre com a televisão, pois leva o indivíduo a ter acesso a informação por imagens, sons, cores, movimentos e tudo isto acabam "prendendo" a atenção da pessoa (SERAFINI, 2010). Este trabalho tem por objetivos: estimular a leitura dos estudantes, utilizar o recurso audiovisual no processo de estímulo à leitura, levar os estudantes a reproduzir uma parte do livro/filme assistido. Este trabalho foi desenvolvido em 10 aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública do Estado de Pernambuco. O livro e o filme escolhidos foram - A hora da estrela - de Clarice Lispector. Os estudantes assistiram ao filme em sala de aula e posteriormente, leram o livro em casa. Após estes dois momentos, foram feitas comparações entre as duas leituras e os estudantes tiveram que escolher uma das cenas para reproduzi-la, através de peça teatral ou vídeo.