Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O FILME ANGIE: UMA RELAÇÃO CULTURAL COM A IMIGRAÇÃO BRASILEIRA NO EXTERIOR

Palavra-chaves: FILME, IMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, DISCURSOS., FILME, IMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, DISCURSOS., FILME, IMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, DISCURSOS. Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
0 of 0
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26054 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 154 "titulo" => "O FILME ANGIE: UMA RELAÇÃO CULTURAL COM A IMIGRAÇÃO BRASILEIRA NO EXTERIOR" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de analisar o discurso de imigração através da análise do filme Angie (2013) na perspectiva do Interacionismo Sócio Discursivo, mostrando ideologias negativas e positivas sobre o brasileiro no exterior. O filme é dirigido por Márcio Garcia, produzido no Brasil, e apresenta certos estereótipos preconceituosos acerca do brasileiro enquanto um cidadão marcado pelo insucesso, pela crise financeira. Para tanto, contamos com o aporte teórico principal de Margolis (1994; 2009), que teoriza sobre o discurso de imigração no exterior; Mascia (2005), a desconstrução da leitura e demais autores. Para analisar tais questões, a metodologia desta pesquisa envolveu atividades que foram realizadas como pesquisa-ação em sala de aula e possibilitou avaliar o filme como objeto de ensino, visando à discussão sobre a temática da imigração brasileira no exterior. Este método de pesquisa implica na socialização de discussão entre alunos partindo do professor e, aqui, destacam-se: assistir ao filme, discussão, relato escrito. Sobre os resultados, a pesquisa em andamento tem mostrado que os discursos dos alunos participantes versam sobre suas impressões acerca do filme, o que é emigração, por que os brasileiros emigram, qual é a visão dos estrangeiros sobre eles e vice versa. É relevante despertar o aluno para entender discursos produzidos sobre brasileiros por brasileiros em contexto de imigração, pois ajudará o discente a identificar formas de preconceito e se posicionar criticamente a respeito disto. Assim, busca-se desenvolver o pensamento crítico dos discentes acerca de si mesmo e acerca do outro na construção da imagem do brasileiro.Este trabalho tem o objetivo de analisar o discurso de imigração através da análise do filme Angie (2013) na perspectiva do Interacionismo Sócio Discursivo, mos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "FILME, IMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, DISCURSOS., FILME, IMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, DISCURSOS., FILME, IMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, DISCURSOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID154_23052016102727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VALERIA SIQUEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "VALÉRIASIQUEIRA" "autor_email" => "valeriasiqueira.house@hot" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ PAULINO DE SIQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26054 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 154 "titulo" => "O FILME ANGIE: UMA RELAÇÃO CULTURAL COM A IMIGRAÇÃO BRASILEIRA NO EXTERIOR" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de analisar o discurso de imigração através da análise do filme Angie (2013) na perspectiva do Interacionismo Sócio Discursivo, mostrando ideologias negativas e positivas sobre o brasileiro no exterior. O filme é dirigido por Márcio Garcia, produzido no Brasil, e apresenta certos estereótipos preconceituosos acerca do brasileiro enquanto um cidadão marcado pelo insucesso, pela crise financeira. Para tanto, contamos com o aporte teórico principal de Margolis (1994; 2009), que teoriza sobre o discurso de imigração no exterior; Mascia (2005), a desconstrução da leitura e demais autores. Para analisar tais questões, a metodologia desta pesquisa envolveu atividades que foram realizadas como pesquisa-ação em sala de aula e possibilitou avaliar o filme como objeto de ensino, visando à discussão sobre a temática da imigração brasileira no exterior. Este método de pesquisa implica na socialização de discussão entre alunos partindo do professor e, aqui, destacam-se: assistir ao filme, discussão, relato escrito. Sobre os resultados, a pesquisa em andamento tem mostrado que os discursos dos alunos participantes versam sobre suas impressões acerca do filme, o que é emigração, por que os brasileiros emigram, qual é a visão dos estrangeiros sobre eles e vice versa. É relevante despertar o aluno para entender discursos produzidos sobre brasileiros por brasileiros em contexto de imigração, pois ajudará o discente a identificar formas de preconceito e se posicionar criticamente a respeito disto. Assim, busca-se desenvolver o pensamento crítico dos discentes acerca de si mesmo e acerca do outro na construção da imagem do brasileiro.Este trabalho tem o objetivo de analisar o discurso de imigração através da análise do filme Angie (2013) na perspectiva do Interacionismo Sócio Discursivo, mos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "FILME, IMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, DISCURSOS., FILME, IMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, DISCURSOS., FILME, IMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, DISCURSOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID154_23052016102727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VALERIA SIQUEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "VALÉRIASIQUEIRA" "autor_email" => "valeriasiqueira.house@hot" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ PAULINO DE SIQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar o discurso de imigração através da análise do filme Angie (2013) na perspectiva do Interacionismo Sócio Discursivo, mostrando ideologias negativas e positivas sobre o brasileiro no exterior. O filme é dirigido por Márcio Garcia, produzido no Brasil, e apresenta certos estereótipos preconceituosos acerca do brasileiro enquanto um cidadão marcado pelo insucesso, pela crise financeira. Para tanto, contamos com o aporte teórico principal de Margolis (1994; 2009), que teoriza sobre o discurso de imigração no exterior; Mascia (2005), a desconstrução da leitura e demais autores. Para analisar tais questões, a metodologia desta pesquisa envolveu atividades que foram realizadas como pesquisa-ação em sala de aula e possibilitou avaliar o filme como objeto de ensino, visando à discussão sobre a temática da imigração brasileira no exterior. Este método de pesquisa implica na socialização de discussão entre alunos partindo do professor e, aqui, destacam-se: assistir ao filme, discussão, relato escrito. Sobre os resultados, a pesquisa em andamento tem mostrado que os discursos dos alunos participantes versam sobre suas impressões acerca do filme, o que é emigração, por que os brasileiros emigram, qual é a visão dos estrangeiros sobre eles e vice versa. É relevante despertar o aluno para entender discursos produzidos sobre brasileiros por brasileiros em contexto de imigração, pois ajudará o discente a identificar formas de preconceito e se posicionar criticamente a respeito disto. Assim, busca-se desenvolver o pensamento crítico dos discentes acerca de si mesmo e acerca do outro na construção da imagem do brasileiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.