O ENSINO DA LITERATURA E AS ARTES: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR, CORRELACIONANDO SABERES
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26052 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 839 "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA E AS ARTES: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR, CORRELACIONANDO SABERES" "resumo" => "A Literatura é uma manifestação artística expressa através da palavra que emociona as pessoas e leva-as a refletirem através dos textos literários em diversos gêneros, seja: lírico, narrativo ou dramático; e nas suas duas formas: em prosa ou em verso. Esta constitui as suas produções com artifícios engenhosos com o escopo de recriar a realidade sem descaracterizar seu intento artístico. Evidentemente, ela consiste numa excelência de conhecimento que tem a intenção da universalidade, contudo, depara-se, no âmbito escolar, com textos e procedimentos escolares que se sobressai pela fragmentação e fracionamento limitado. A partir deste pressuposto, este trabalho tem por objetivo reconhecer e analisar os componentes artísticos nos seus mais variados segmentos (cinema, músicas, pinturas e quaisquer meios de expressão artística), existentes nos textos literários. O vertente artigo trata do ensino da literatura fazendo um paralelo com outras artes, tendo em vista que as narrativas literárias possam inter-relacionar-se com outros saberes. Nesta perspectiva, a literatura oportuniza a articulação com outras linguagens artísticas, bem como possibilita a interdisciplinaridade com outros campos de conhecimento. Destarte, reputa-se relevante incorporar estes ao ensino da Literatura. Por isso, o seu discurso literário pode interagir com outras artes, contribuindo para a formação do leitor que é despertada no contexto escolar e acontece em extenso período de tempo. Logo, a literatura é universal, visto que nela proferem-se os sentimentos das pessoas e dos grupos na arte. Buscamos bases teóricas que fossem apropriadas para subsidiar esta pesquisa, perscrutando os teóricos: Cândido (1970), Coutinho (2004), Guido (2004) Casanova (2006), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "ENSINO,, LITERATURA,, MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS,, INTERDISCIPLINARIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID839_21072016202343.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA LIEUZA LEITE" "autor_nome_curto" => "LIEUZA" "autor_email" => "joluz_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26052 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 839 "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA E AS ARTES: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR, CORRELACIONANDO SABERES" "resumo" => "A Literatura é uma manifestação artística expressa através da palavra que emociona as pessoas e leva-as a refletirem através dos textos literários em diversos gêneros, seja: lírico, narrativo ou dramático; e nas suas duas formas: em prosa ou em verso. Esta constitui as suas produções com artifícios engenhosos com o escopo de recriar a realidade sem descaracterizar seu intento artístico. Evidentemente, ela consiste numa excelência de conhecimento que tem a intenção da universalidade, contudo, depara-se, no âmbito escolar, com textos e procedimentos escolares que se sobressai pela fragmentação e fracionamento limitado. A partir deste pressuposto, este trabalho tem por objetivo reconhecer e analisar os componentes artísticos nos seus mais variados segmentos (cinema, músicas, pinturas e quaisquer meios de expressão artística), existentes nos textos literários. O vertente artigo trata do ensino da literatura fazendo um paralelo com outras artes, tendo em vista que as narrativas literárias possam inter-relacionar-se com outros saberes. Nesta perspectiva, a literatura oportuniza a articulação com outras linguagens artísticas, bem como possibilita a interdisciplinaridade com outros campos de conhecimento. Destarte, reputa-se relevante incorporar estes ao ensino da Literatura. Por isso, o seu discurso literário pode interagir com outras artes, contribuindo para a formação do leitor que é despertada no contexto escolar e acontece em extenso período de tempo. Logo, a literatura é universal, visto que nela proferem-se os sentimentos das pessoas e dos grupos na arte. Buscamos bases teóricas que fossem apropriadas para subsidiar esta pesquisa, perscrutando os teóricos: Cândido (1970), Coutinho (2004), Guido (2004) Casanova (2006), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "ENSINO,, LITERATURA,, MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS,, INTERDISCIPLINARIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID839_21072016202343.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA LIEUZA LEITE" "autor_nome_curto" => "LIEUZA" "autor_email" => "joluz_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }