O presente artigo foi construído na disciplina de Literatura Surda I, do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Propõe a análise do livro As luvas mágicas do Papai Noel, de Klein e Mourão (2012), destacando possíveis contribuições da ilustração do enredo para a compreensão do texto literário pelo leitor surdo e usuário de língua de sinais. A obra, que se encontra escrita em Língua Portuguesa, também apresenta a Libras por meio de desenhos que retratam diálogos entre os personagens e de um glossário anexado à parte final do livro, o que coopera para a aproximação desse leitor a um universo que lhe é próprio: a cultura surda. Nessa perspectiva, este estudo se insere no âmbito da literatura infantil e pretende contribuir para as discussões em torno do caráter bilíngue das obras literárias reconhecidas no contexto da literatura surda brasileira, atentando para o modo como elas possibilitam ao leitor surdo a fruição estética. Partimos, desse modo, de alguns estudos que refletem sobre a cultura e literatura surda (STROBEL, 2013; KARNOPP, 2010 e MOURÃO, 2012), bem como sobre a importância da ilustração nos livros infantis e sua função na formação do leitor surdo.