DIANA WYNNE JONES E A ANIMAÇÃO DE HAYAO MIYAZAKI: A ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25948 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "DIANA WYNNE JONES E A ANIMAÇÃO DE HAYAO MIYAZAKI: A ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "O presente trabalho busca propor, em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que consiste ao ensino de artes e literatura, alternativas de abordagens e intercessões interdisciplinares para a formação do letramento literário em sala de aula. Isto é, nosso objetivo é propor outros caminhos, bem como novas possibilidades de encontros para inclusão das capacidades que conduz o aprender a ler e escrever. Considerando ainda, o mundo tomado pelas tecnologias da informação tanto no âmbito das relações sociais, quanto do ensino, e demais campos que compõem a sociedade, observa-se uma necessidade de adaptação e dinamismo por parte dos professores, assim como dos alunos, para a construção de aulas de literatura que contemplem não apenas a leitura de obras literárias em sua forma escrita, mas também possibilitem o uso de adaptações para desenvolver novas formas de subjetividade e fomento à leitura. Nossa posição é de que o cinema é um desses meios. Sendo assim, buscaremos através da obra O Castelo Animado da escritora Diana Wynne Jones e da adaptação do diretor Hayao Miyazaki, observar como se estabelece a relação dialógica entre texto literário e a adaptação. Além de aspectos ligados à representação da mulher, relações familiares e estratificações sociais discutidas em ambos os formatos. Objetivamos problematizar também como essas obras subvertem o modo tradicional de tematizações da estética corporal (padrões de beleza), da juventude, das relações familiares e de sentimentos. Não obstante, demonstrar como o cinema pode propor caminhos para a formação do letramento literário, bem como para construção de novos saberes. Nossa pesquisa está fundamentada em CÂNDIDO (2011), DUARTE (2002), FISCHER (1966), HALL (2003), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "LITERATURA, CINEMA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID262_25072016161333.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARLAN DE SOUSA COLAÇO" "autor_nome_curto" => "JOARLAN" "autor_email" => "joarlans@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25948 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "DIANA WYNNE JONES E A ANIMAÇÃO DE HAYAO MIYAZAKI: A ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "O presente trabalho busca propor, em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que consiste ao ensino de artes e literatura, alternativas de abordagens e intercessões interdisciplinares para a formação do letramento literário em sala de aula. Isto é, nosso objetivo é propor outros caminhos, bem como novas possibilidades de encontros para inclusão das capacidades que conduz o aprender a ler e escrever. Considerando ainda, o mundo tomado pelas tecnologias da informação tanto no âmbito das relações sociais, quanto do ensino, e demais campos que compõem a sociedade, observa-se uma necessidade de adaptação e dinamismo por parte dos professores, assim como dos alunos, para a construção de aulas de literatura que contemplem não apenas a leitura de obras literárias em sua forma escrita, mas também possibilitem o uso de adaptações para desenvolver novas formas de subjetividade e fomento à leitura. Nossa posição é de que o cinema é um desses meios. Sendo assim, buscaremos através da obra O Castelo Animado da escritora Diana Wynne Jones e da adaptação do diretor Hayao Miyazaki, observar como se estabelece a relação dialógica entre texto literário e a adaptação. Além de aspectos ligados à representação da mulher, relações familiares e estratificações sociais discutidas em ambos os formatos. Objetivamos problematizar também como essas obras subvertem o modo tradicional de tematizações da estética corporal (padrões de beleza), da juventude, das relações familiares e de sentimentos. Não obstante, demonstrar como o cinema pode propor caminhos para a formação do letramento literário, bem como para construção de novos saberes. Nossa pesquisa está fundamentada em CÂNDIDO (2011), DUARTE (2002), FISCHER (1966), HALL (2003), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "LITERATURA, CINEMA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID262_25072016161333.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARLAN DE SOUSA COLAÇO" "autor_nome_curto" => "JOARLAN" "autor_email" => "joarlans@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }