UM ESTUDO DO GÊNERO FÁBULA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26134 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 160 "titulo" => "UM ESTUDO DO GÊNERO FÁBULA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo possibilitar uma reflexão sobre o uso do gênero fábula para a formação leitora das crianças no Ensino Fundamental, de forma a levá-las a apreciá-las para melhor compreendê-las e produzi-las dentro e fora da escola. Neste tecer de ideias refletiu-se sobre a função desempenhada pelo professor em ensinar estratégias capazes de auxiliar e levar o estudante ao sucesso do ato de ler. Para tanto, realizamos uma análise qualitativa de forma a comparar as diferentes versões da mesma história, destacando a organização dos fatos e as características dos personagens a partir das narrativas de Esopo, a fim de identificar nesses textos literários os que mais chamam a atenção desses leitores e refletir acerca das diversas possibilidades na hora de escrever. Esse gênero apresenta uma linguagem acessível que favorece o desenvolvimento da leitura em sala de aula e estimula o senso moral das crianças. Para fundamentar esse estudo, teremos como arcabouço teórico, Dezotti (2003); Freire (1992); Santos (2003) e os documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). As estratégias de leitura foram trabalhadas, em sala de aula, através de uma sequência didática, de modo a verificar se tais estratégias possibilitariam um amadurecimento do leitor, a fim de colaborar para a formação de valores das crianças do ensino fundamental. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o entendimento de que o estudo do gênero fábula amplia a compreensão leitora dos estudantes perpassando pelo espaço da sala de aula e ampliando saberes diferenciados com relação à escrita de textos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, FáBULAS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID160_23052016161443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINALVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARINALVA" "autor_email" => "marisousa_letras@hotmail." "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26134 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 160 "titulo" => "UM ESTUDO DO GÊNERO FÁBULA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo possibilitar uma reflexão sobre o uso do gênero fábula para a formação leitora das crianças no Ensino Fundamental, de forma a levá-las a apreciá-las para melhor compreendê-las e produzi-las dentro e fora da escola. Neste tecer de ideias refletiu-se sobre a função desempenhada pelo professor em ensinar estratégias capazes de auxiliar e levar o estudante ao sucesso do ato de ler. Para tanto, realizamos uma análise qualitativa de forma a comparar as diferentes versões da mesma história, destacando a organização dos fatos e as características dos personagens a partir das narrativas de Esopo, a fim de identificar nesses textos literários os que mais chamam a atenção desses leitores e refletir acerca das diversas possibilidades na hora de escrever. Esse gênero apresenta uma linguagem acessível que favorece o desenvolvimento da leitura em sala de aula e estimula o senso moral das crianças. Para fundamentar esse estudo, teremos como arcabouço teórico, Dezotti (2003); Freire (1992); Santos (2003) e os documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). As estratégias de leitura foram trabalhadas, em sala de aula, através de uma sequência didática, de modo a verificar se tais estratégias possibilitariam um amadurecimento do leitor, a fim de colaborar para a formação de valores das crianças do ensino fundamental. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o entendimento de que o estudo do gênero fábula amplia a compreensão leitora dos estudantes perpassando pelo espaço da sala de aula e ampliando saberes diferenciados com relação à escrita de textos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, FáBULAS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID160_23052016161443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINALVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARINALVA" "autor_email" => "marisousa_letras@hotmail." "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }