: Através de dois gêneros bastante discrepantes, um considerado erudito e outro popular, buscaremos analisar como ambos podem contribuir para a ampliação do letramento literário e cultural dos alunos, uma vez que é possível perceber como textos literários considerados eruditos podem ter grande influência e base em textos da cultura popular, como exemplo das grandes obras do escritor paraibano Ariano Suassuana que sempre afirmou com veemência a grande contribuição que os folhetos de cordel ofereceram para criação de todas as suas peças e romances. Nesse sentido, a discussão presente nesse estudo sobre as aproximações existentes entre obras da literatura popular e da literatura erudita é de suma importância para reflexão do ensino de língua e literatura, uma vez que os alunos são capazes de refletir sobre sua cultura, construindo um olhar crítico e social por meio do humor e da sátira. Assim, esse trabalho tem como principal objetivo refletir sobre como obras que emergiram da cultura popular dialogam com outras consideradas eruditas e como ambas contribuem para ampliação do letramento cultural e literário dos alunos. Para concretizar o pretendido, esse objetivo se desdobra em três específicos: analisar as aproximações presentes no personagem Cancão de Ariano Suassuna e no mesmo personagem de Leandro Gomes de Barros; Ponderar sobre o letramento literário dentro e fora da escola; Propor uma metodologia de ensino baseada na peça O casamento suspeitoso e no cordel Vida e testamento de Cancão de Fogo. Para tanto, partiremos da Sequencia Básica, proposta por Cosson (2012).