O presente texto consiste em um relato da experiência sobre atividades de acompanhamento de um grupo de idosos, que teve por objetivo divulgar as estratégias utilizadas na educação em saúde por profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) em uma unidade da Estratégia de Saúde da Família da cidade do Natal, Rio Grande do Norte (RN). Trata-se de um relato de experiência, descritivo, o qual aborda a vivência de profissionais de saúde da APS na educação em saúde em um grupo de autocuidado em idosos. Participaram da vivência 36 idosos, portadores de síndrome metabólica, residentes no território de abrangência, com idade entre 50 aos 79 anos. Para a coleta de dados foram utilizadas observação direta e participante, anotações em diário de campo e registros em livro ata. As categorias agregadas foram: histórico do grupo; perfil do grupo; estratégias utilizadas e atividades desenvolvidas; facilidades e dificuldades dos profissionais. As estratégias mais utilizadas foram as rodas de conversa, musicoterapia, dinâmicas e atividades externas ao ambiente da unidade de saúde, todas elas a partir da necessidade e desejo dos idosos. Percebe-se que as práticas educativas devem ser elaboradas a partir de relações dialógicas, participativas e afetivas com a proposta de construir uma cultura de autocuidado e co-responsabilização do idoso sobre sua saúde. Ressalta-se, ainda, a importância da aproximação dos profissionais de saúde com a realidade vivenciada pelos idosos, para que seja possível alcançar resultados positivos durante os processos educativos.