SANTOS, Erivaldo Batista Dos. Educação e cultura para a terceira idade. Anais III CIEH... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/2433>. Acesso em: 19/12/2024 13:37
EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A TERCEIRA IDADE Erivaldo Batista SantosMembro do GEPeeeS-CCAE-UFPBerivaldo_74@hotmail.comBaltazar Macaiba de SouzaProfessor Dr. OrientadorGEPeeeS - CCAE – UFPB – CNPqbaltazarmacaiba@yahoo.com.br Paulo Roberto Palhano SilvaProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS - CCAE – UFPB - CNPq ppalhano1@gmail.comResumoINTRODUÇÃO: O estudo de pesquisa tem como foco a estruturação do Centro de Convivência da Terceira Idade do Litoral Norte -Vale do Mamanguape - PB, com equipe multidisciplinar em diversas áreas, promovendo o bem-estar para adultos e idosos com abordagens culturais e educacionais na zona rural e urbana, desprovidos de amparos legais e de convivência social. METODOLOGIA: Para tal utiliza-se a pesquisa-ação (THIOLLENT,2002) estudos teóricos, entrevista semi-estruturadas e à observação. A pesquisa-ação (FRANCO, 2005) assume papel privilegiado sendo um guia na ação educativa. É uma experiência no campo da educação que centraliza sua ação no “novo idoso” ( NUNES & SILVA, 2011), baseando-se numa perspectiva ampla, holística, resultado de um trabalho intersetorial, multidisciplinar, visando modos de vida saudável com hábitos para o desenvolvimento humano (BOURDIEU & PASSERON, 1982; PALHANO SILVA, 2004), permitindo que os mais velhos possam vivenciar uma pedagogia apropriada a terceira idade (GADOTTI, 2010) capaz de acompanhar as transformações políticas, econômicas e culturais de uma sociedade cada vez mais complexa, com novas linguagens e tecnologias. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa constatam que o centro de convivência da terceira idade fundamenta-se sobre os postulados da chamada Educação Permanente que defende o direito, a possibilidade e a necessidade que tem o ser humano de se educar ao longo de toda a vida. CONCLUSÃO: As atividades pedagógicas foram aplicadas com sucesso, pois gerou atualização de conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades, reflexão sobre o processo de envelhecimento e diálogos de novos projetos de vida por educadores e pessoas idosas envolvidas na ação cultural. Palavras-Chaves: Educação. Educação-informal. Educação do campo.