As projeções recentes indicam o aumento da população idosa, tanto em escala mundial, quanto nacional. Como consequência disso, é observada a expansão da necessidade de cuidados específicos a população idosa, principalmente aqueles acometidos pela Doença de Alzheimer. Ela é uma doença crônico-degenerativa com início insidioso e afeta, principalmente o sistema neurológico. Disso surge a necessidade de que os cuidadores possuam conhecimentos relacionados à doença a fim de que compreendam os problemas e agravos emergentes; e que o cuidado seja prestado adequadamente e com qualidade. O profissional de enfermagem, por sua vez, exerce um papel preponderante para que junto aos familiares e cuidadores possam desenvolver um plano de cuidados. Nesse sentido, o presente estudo objetiva destacar a importância do cuidador para com o idoso portador da doença de Alzheimer e identificar de que forma a equipe de enfermagem pode atuar na educação do cuidador. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Foram utilizados artigos científicos nacionais sobre a temática, acessados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo), publicados nos últimos 10 anos. Após a análise, foram selecionados 19 artigos que preencheram os critérios de inclusão. As análises mostraram o quão o cuidador é relevante na vida do idoso com Doença de Alzheimer, pois como uma doença degenerativa e progressiva, existem necessidades de adaptação e o cuidador se torna o principal suporte para evitar e reduzir danos ao idoso. Verificou-se nas pesquisas que o Brasil carece de qualificação e educação acerca dos cuidadores de idosos, em especial os cuidadores de idosos portadores da Doença de Alzheimer. O enfermeiro enquanto cuidador e educador deve direcionar os seus conhecimentos e habilidades para o planejamento de ações educativas para contribuir com a qualificação desses profissionais.