O desenvolvimento sustentável no âmbito do semiárido atua na amenização dos efeitos da seca e no fomento financeiro dos projetos de agricultura familiar, e a educação ambiental preocupada com a conservação e uso sustentável. O aumento do consumo dos recursos naturais é consequente principalmente do aumento desordenado da população. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar a ótica dos alunos do município de Brejinho, Pernambuco, relacionadas a ações ambientais mais sustentáveis no semiárido. A pesquisa foi realizada no município de Brejinho, Pernambuco na Escola Municipal São Sebastião. As informações foram coletadas por meio da aplicação de um questionário contendo 11 afirmações. No que diz respeito ao conhecimento dos alunos relacionado aos tipos de energias renováveis presentes no Nordeste do Brasil (51,6%, n=33) concorda em grande parte com tal afirmativa. Quando questionados se suas ações diárias podem interferir no equilíbrio ambiental da sua cidade (42,2%, n=27) concorda completamente. A maioria dos alunos entrevistados (50,0%, n=32) concorda em grande parte quando questionado se motivam às pessoas para ações de preservação ambiental. No que cerne a produção de lixo por parte dos alunos entrevistados (40,6%, n=26) eles concordam em grande parte que o seu lixo pode degradar o ambiente. Conclui-se que os alunos conhecem sobre as energias renováveis do Nordeste do Brasil. A maioria deles tem a consciência de que suas ações cotidianas podem interferir no equilíbrio ambienta, afetando negativamente o meio ambiente e população. Nesse contexto, mostra-se a importância de ações sustentáveis no semiárido e divulgação dessas práticas para a população.