ANTERO, Kátia Farias. Relato de caso: análises sobre projeto pedagógico na eja. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/23253>. Acesso em: 17/11/2024 02:40
É muito comum encontrarmos nas escolas que oferecerem a EJA, propostas pedagógicas que sejam adequadas às necessidades de aprendizado dos alunos. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é um segmento da educação que merece todo um olhar diferenciado por ter determinadas particularidades que nos demais segmentos não têm. Muitos que estudam no turno da noite chegam desestimulados, cansados das ações do dia a dia. Na grande maioria das turmas da EJA encontramos alunos que já foram evadidos, desistentes e por passarem muito tempo trabalhando ou desempenhando outras atividades, comparecem a escola para estudar, mas não apresentam estímulo no processo do aprender. Esse trabalho parte de uma análise realizada em uma escola pública municipal da cidade de Caturité – Paraíba sobre um projeto denominado Meus estudos, minha vida. Participaram como sujeitos 8 professores e 43 alunos do segmento pertinentes ao turno da noite. Utilizamos como recursos metodológicos observações, registros in lócus paralelos ao que eram perceptíveis em Campo, leituras de teóricos que fundamentassem as informações e dados levantados. Sendo de cunho qualitativo, essa pesquisa objetivou realizar reflexões acerca de um projeto pedagógico desenvolvidos com os professores e alunos que tinha a intenção de motivar os alunos a idealizarem uma perspectiva profissional e valorizar os estudos. O fato é concluí-se que quando os alunos são motivados na escola para transformarem sua visão a respeito de algumas idealizações, é notória a mudança comportamental e de pensamentos deles em relação as suas projeções de vida. Faz-se necessário que trabalhos como esses venham a ser realizados nas escolas para que os estudantes deste segmento sintam-se motivados a valorizar o curso evitando assim a evasão escolar