A utilização de jogos didáticos têm sido uma das estratégias mais utilizadas no processo ensino-aprendizagem, principalmente no ensino da genética. Considerando, a necessidade de apresentar conteúdos de forma dinâmica, os alunos assimilem os conteúdos contextualizando em referências de sua vivencia. O ensino de genética com atividades práticas é o suporte que complementa os conceitos teóricos. O objetivo deste trabalho é confeccionar e utilizar material a ser utilizados em jogos lúdicos, na expectativa que tais instrumentos contribuam, para uma melhor compreensão da genética. e verificação de um aprendizado em sala de aula. O jogo foi elaborado com base na literatura existente sobre conteúdos específicos da genética para os estudantes do 3º ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) – “Franklin Dória”. Este jogo tem sua aplicabilidade em atividade de fixação do conteúdo ou como avaliação do aprendizado. Os resultados obtidos com a utilização do Baralho de Genética foram satisfatórios e reduziu de forma significativa as dificuldades de assimilar conteúdos de genética, problema apresentado por grande parte dos alunos. A utilização do jogo, melhorou a compreensão do conteúdo, despertou a curiosidade e o interesse. Outro fator não menos importante que pode ser constado foi o de uma significativa melhoria na convivência. Os resultados auferidos pela utilização do baralho, foi possível concluir que a utilização de técnicas didáticas para trabalhar os assuntos mais complexos dentro do ensino de biologia é possível, e quanto maior o envolvimento dos alunos com a atividade lúdica, mais significativa é a aprendizagem.