INTRODUÇÃO: Estudos sobre a educação infantil têm ressaltado a importância das múltiplas linguagens no desenvolvimento da criança. Dentre essas, a expressão musical tem conquistado um espaço considerável, pelo menos nos documentos oficiais. No entanto, mesmo esses estudos sendo recorrente, ainda observamos práticas pedagógicas distanciadas dos propósitos legais, uma vez que muitos professores utilizam a musicalização apenas como instrumento de introdução a atividades rotineiras, tais como: hora do lanche, para agradecer por está na creche, para pedir silêncio, para higiene pessoal e para o momento de contar histórias, ou seja, a música era usada com uma só finalidade, a de formar hábitos. Diante disso, surgiram os seguintes questionamentos: Quais as dimensões constitutivas da musicalização? Como a música deve ser trabalhada na educação infantil? Estas perguntas se traduzem no objetivo da pesquisa: refletir sobre a prática da musicalização no cotidiano da educação infantil, considerando sua importância no processo de desenvolvimento da criança. METODOLOGIA: A pesquisa molda-se como um estudo bibliográfico, desenvolvido a partir de observações realizadas no Estágio Supervisionado III, em uma creche municipal de Campina Grande-PB. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Os resultados apontam que a música é uma linguagem que contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral do ser, uma vez que desenvolve os aspectos cognitivos, físicos, culturais, emocionais e sociais, estimulando várias habilidades da criança.