HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA: ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ALUNOS DE ZONA RURAL À DISCUSSÃO DE SUSTENTABILIDADE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22982 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 1795 "titulo" => "HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA: ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ALUNOS DE ZONA RURAL À DISCUSSÃO DE SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "O presente artigo teve o objetivo de implantar uma horta orgânica, na Escola Municipal José Estevam Neto a fim de promover uma reeducação alimentar saudável, como também na sensibilização de que é preciso buscar alternativas sustentáveis de produção de alimentos com a cooperação de toda comunidade escolar. Através de um trabalho interdisciplinar melhorar a qualidade da educação. Para tal utilizamos uma pesquisa participante. Foram trabalhados conteúdos nos livros, panfletos, vídeos, apresentação de experiências e conversas sobre o que pretendíamos trabalhar. Foi aplicado um questionário semi-estruturado com duas questões para a coleta de dados e impressões sobre o projeto. Os resultados revelaram uma mudança de comportamento e percepção diante da realidade vivenciada, percebemos o engajamento dos alunos que vêem na prática um meio de se sentirem valorizados e que os conhecimentos que eles já trazem podem ser úteis a toda comunidade escolar. Os novos conhecimentos adquiridos e também partilhados causam transformações positivas e suscita em cada um a sensibilidade de cuidar do Meio Ambiente de forma mais sustentável. A escola é um espaço de contribuição para a formação de indivíduos responsáveis e aptos a colaborar e decidir sobre questões sociais, restabelecendo suas relações com o meio onde vive." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PRÁTICA, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA1_ID1795_28082016124637.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES SOUSA" "autor_nome_curto" => "CIDA GOMES" "autor_email" => "cidagomessousa02@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22982 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 1795 "titulo" => "HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA: ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ALUNOS DE ZONA RURAL À DISCUSSÃO DE SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "O presente artigo teve o objetivo de implantar uma horta orgânica, na Escola Municipal José Estevam Neto a fim de promover uma reeducação alimentar saudável, como também na sensibilização de que é preciso buscar alternativas sustentáveis de produção de alimentos com a cooperação de toda comunidade escolar. Através de um trabalho interdisciplinar melhorar a qualidade da educação. Para tal utilizamos uma pesquisa participante. Foram trabalhados conteúdos nos livros, panfletos, vídeos, apresentação de experiências e conversas sobre o que pretendíamos trabalhar. Foi aplicado um questionário semi-estruturado com duas questões para a coleta de dados e impressões sobre o projeto. Os resultados revelaram uma mudança de comportamento e percepção diante da realidade vivenciada, percebemos o engajamento dos alunos que vêem na prática um meio de se sentirem valorizados e que os conhecimentos que eles já trazem podem ser úteis a toda comunidade escolar. Os novos conhecimentos adquiridos e também partilhados causam transformações positivas e suscita em cada um a sensibilidade de cuidar do Meio Ambiente de forma mais sustentável. A escola é um espaço de contribuição para a formação de indivíduos responsáveis e aptos a colaborar e decidir sobre questões sociais, restabelecendo suas relações com o meio onde vive." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PRÁTICA, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA1_ID1795_28082016124637.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES SOUSA" "autor_nome_curto" => "CIDA GOMES" "autor_email" => "cidagomessousa02@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }